Não deixe de conferir a página do #ColoradoZH de cara nova: http://zh.com.br/inter
O sonho do tricampeonato da América começa na Bolívia. Nesta terça-feira, o Inter estreará na Libertadores contra os 3,6 mil metros de altitude de La Paz e diante do The Strongest. A viagem boliviana de Diego Aguirre e seus comandados teve início na tarde desta segunda-feira, de Porto Alegre a Santa Cruz de la Sierra - cidade boliviana quase ao nível do mar. Nesta terça, o Inter desembarcará na capital boliviana às 16h. A delegação permanecerá menos de 12 horas na cidade. Tudo para minimizar os efeitos da altitude.
Tudo o que você precisa saber para acompanhar The Strongest x Inter
- Há uma janela de seis a oito horas para que a altitude comece a fazer efeito sobre o organismo de quem não está acostumado. E é justamente esta janela que vamos aproveitar, a fim de evitar náuseas, tonturas e a falta de ar, que pode atingir alguns atletas - explica o fisiologista do Inter, Luiz Crescente. - Quando o jogo acabar, estaremos dentro deste prazo - acrescenta.
Aguirre admite que altitude influenciou escolha por Anderson: "Mais controle no meio"
Os jogadores também foram orientados a ingerir muita água, isotônico e água de coco. Três fardos deste último embarcaram com a delegação para a Bolívia. Bebidas com gás estão proibidas e as refeições serão à base de carboidratos.
- Enfrentaremos a pressão de uma altitude de 3,6 mil metros. Os jogadores precisam se alimentar com refeições de fácil ingestão. E sem gás, pois o gás das bebidas também pode contribuir com um possível mal-estar na altitude - justifica a nutricionista do Inter, Cintia Carvalho.
Diego Aguirre: "Inter estará muito bem dentro de 30 dias"
Questionado sobre qual adversário é mais poderoso, o The Strongest ou a altitude de La Paz, o técnico Diego Aguirre respondeu:
- O The Strongest e a altitude. Eles têm uma boa equipe, que chegou às oitavas de final da Libertadores no ano passado e, claro, têm a vantagem de jogar como locais na altitude.
Inter estreia na Libertadores nesta terça e já mira sequência difícil
O treinador entende que a escalação de Anderson (atuando mais à frente do que no Centenário, quando foi volante, na vitória por 2 a 1 sobre o Caxias) e a saída de Vitinho dará maior consistência ao meio-campo colorado.
- Contra o The Strongest, precisaremos tentar ter maior posse de bola e controle do meio-campo - argumenta Aguirre, que deverá guardar os chutes de longa distância de Alex e de Vitinho para o segundo tempo.
Depois do The Strongest, Inter terá time reserva no Gauchão
Em La Paz, além da altitude, o Inter terá pela frente um adversário entusiasmado e sonhando fazer história na Libertadores. No ano passado, o Bolívar, arquirrival do The Strongest na cidade, fez história no futebol boliviano, ao se tornar o primeiro clube do país a chegar às semifinais do torneio. Caiu para o campeão San Lorenzo.
Antes da estreia na fase de grupos, contra o Inter, o elenco do The Strongest se reuniu em uma parrillada, em um oferecimento do técnico argentino da equipe boliviana, Néstor Craviotto. Diante do Inter, o The Strongest deverá ter a mesma formação que bateu o Morelia por 2 a 0 e eliminou os mexicanos no mata-mata da primeira fase da Libertadores. A dúvida é o zagueiro brasileiro Fernando Martelli. O jogador de 28 anos saiu contundido na vitória do The Strongest por 1 a 0 sobre o San José, no sábado, pelo Clausura. São esperados mais de 30 mil torcedores no Estádio Hernando Siles.
O Inter jogará contra a pressão dos 3,6 mil metros de altitude, possivelmente contra a chuva, pois a temporada das águas vai de janeiro a março na Bolívia, e também contra a torcida "atigrada", como são conhecidos os torcedores do The Strongest, o Tigre de La Paz.
Quem viajou
Goleiros - Alisson e Muriel
Laterais - Léo, Fabrício e Alan Ruschel
Zagueiros - Ernando, Réver, Alan Costa e Paulão
Meias - Nicolás Freitas, Nilton, Aránguiz, Anderson, D'Alessandro, Alex, Rodrigo Dourado e Sasha
Atacantes - Nilmar, Rafael Moura e Vitinho
Quem ficou em Porto Alegre
Dida, Jorge Henrique, Valdívia, Juan, Géferson, Luque, Taiberson, Alisson Farias e Winck
Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
IOS
*ZHESPORTES