Não deixe de conferir a página do #ColoradoZH de cara nova: http://zh.com.br/inter
Índio virou um ícone na história do Inter. Foram 10 temporadas e 15 títulos com a camisa colorada. Em 391 jogos, o zagueiro marcou 33 gols - seis deles em Gre-Nal - e se tornou o maior zagueiro artilheiro do clube, ultrapassando Elías Figueroa. A passagem chega ao fim junto com 2014, seu último ano no Beira-Rio. Nesta segunda-feira, o jogador concede uma entrevista coletiva - o zhEsportes acompanha em tempo real - para falar sobre a decisão de pendurar as chuteiras.
Zero Hora relembra os 10 principais momentos de Índio nas 10 temporadas pelo Inter.
1. Estreia
Foto: Almir Dupont/Agência RBS
Índio fez sua primeira partida oficial com a camisa do Inter no dia 23 de janeiro de 2005. Na partida, Inter e Esportivo empataram em Bento Gonçalves por 1 a 1. Antes do jogo, os atletas colorados participaram de atividades na Serra Gaúcha - na foto, Índio aparece no ônibus da delegação colorada.
2. O primeiro título
Foto: Fernando Gomes/Agência RBS
Índio chegou ao Inter a tempo de participar do último título da série do tetracampeonato de 2002 a 2005. Foi o primeiro dele com a camisa vermelha. No dia 14 de abril, a derrota por 3 a 2 na prorrogação, somada a uma vitória por 2 a 0 no primeiro jogo sobre o 15 de Novembro de Campo Bom, garantiu a conquista.
3. Conquista da América
Foto: Mauro Vieira/Agência RBS
A primeira grande celebração de Índio no Beira-Rio foi no dia 16 de agosto de 2006, uma data inesquecível para os torcedores colorados. Um empate em 2 a 2 com o São Paulo garantiu ao clube o seu primeiro título da Libertadores. A escalação tinha: Clemer; Bolívar, Fabiano Eller e Índio; Ceará, Edinho, Tinga, Alex (Michel) e Jorge Wagner; Fernandão e Rafael Sobis (Ediglê).
4. Auge individual
Foto: Fernando Gomes/Agência RBS
2006 foi o ano das grandes conquistas coletivas de Índio, mas também foi o seu auge individual. Ao lado de Fabão, do São Paulo, recebeu a Bola de Prata da Revista Placar com um dos melhores zagueiros do Brasileirão daquele ano.
5. Mundial
Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS
Índio foi uma peça importante na maior conquista da história do Inter. Titular absoluto, o zagueiro quase marcou um gol no primeiro tempo da final contra o Barcelona. Depois, ajudar a segurar o poderoso ataque espanhol e garantir a taça. A escalação teve: Clemer; Ceará, Índio, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Edinho, Wellington Monteiro, Alex e Fernandão; Iarley e Alexandre Pato.
6. O primeiro gol em Gre-Nal
Foto: Mauro Vieira/Agência RBS
A fama de homem Gre-Nal começou a surgir em 29 de junho de 2008. Em um clássico pelo Brasileirão, o zagueiro abriu o placar para o Inter no Estádio Olímpico. Foi o primeiro de seis gols em clássicos para o zagueiro. O jogo terminaria empatado em 1 a 1.
7. Bicampeonato da Libertadores
Foto: Mauro Vieira/Agência RBS
Ainda titular, Índio conquistou a América pelo Inter mais uma vez. No dia 18 de agosto de 2010, a equipe bateu o Chivas Guadalajara por 3 a 2, depois de vencer por 2 a 1 no México, e celebrou o título da Libertadores pela segunda vez. O time tinha: Renan; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Guiñazu, Sandro, D'Alessandro, Giuliano e Taison; Alecsandro.
8. O zagueiro artilheiro
Foto: Flávio Neves/Agência RBS
No dia 25 de agosto de 2010, exatamente uma semana depois do bicampeonato da Libertadores, Índio se tornou o maior zagueiro artilheiro da história do Inter. O camisa 3 marcou o seu 27° gol pelo clube na vitória por 1 a 0 sobre o Avaí, em Santa Catarina, e ultrapassou Figueroa.
- O Figueroa é imortal, eu sou apenas um coadjuvante, um trabalhor. Mas fico muito feliz e orgulhoso por ultrapassar esta marca - disse, à época.
9. O último título
Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS
Índio marcou seu nome da história colorada por conquistar inúmeros títulos. O último deles foi em 2014, já como reserva. O zagueiro atuou duas vezes ao longo do Gauchão, em partidas contra São Paulo-RG e Pelotas. Assim, fez parte do elenco campeão nas finais, sobre o Grêmio.
10. O adeus incerto
Foto: Alexandre Lops/Inter/Divulgação
Mesmo sem saber, Índio fazia no dia 21 de maio de 2014 a sua última partida com a camisa que o consagrou. Vários problemas de desfalques permitiram ao defensor ser titular em sua única aparição ao longo das 38 rodadas do Brasileirão. O veterano deu lugar a Alan Costa, aos 17 minutos do segundo tempo, nos seus últimos passos em campo como jogador profissional. A partida terminou empatada em 1 a 1.
Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
IOS
*ZHESPORTES