A melhor atuação do Inter na temporada. Com um primeiro tempo primoroso, o Inter venceu o Caxias na tarde deste domingo por 2 a 0 no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. A tarde marcou duas ótimas notícias para o torcedor colorado: Dagoberto, autor dos dois gols da partida, está voltando à melhor forma dos tempos de São Paulo. E Dorival Júnior parece ter encontrado a compactação necessária da equipe a ponto de Muriel ter poucas bolas de perigo ao gol colorado.
Os 45 minutos iniciais foram um primor. Para ambas as equipes. O Caxias chegava rápido ao ataque, ora pela direita, ora pela esquerda. O time de Paulo Porto virava a bola de lado a lado para tentar furar a defesa colorada. Tentava. A cada partida, a dupla Moledo e Índio firma-se como destaques da equipe de Dorival Júnior. Se os argentinos Guiñazu e Bolatti acabam batidos na jogada, os zagueiros colorados fecham a grande área colorada e não deixam a bola sequer assustar Muriel.
À frente, D'Alessandro, Oscar, Dagoberto, Kleber atordoavam a zaga caxiense. Tanto que foi preciso de apenas cinco minutos de jogo para o time do Inter abrir o placar. Kleber, muito a fim de jogo, fez um lançamento milimétrico para Oscar. A defesa caxiense pediu impedimento - que não havia - e o meia, alheio à falha do time da casa, invadiu a área, deixou um zagueiro para trás e pifou Dagoberto. Era o primeiro gol da principal contratação colorada na temporada.
O jogo ganhou ainda mais em velocidade após o gol do Inter, e o Caxias partiu para cima do Inter. O problema do time da Serra: a compactação colorada. Restava, então, os chutes de fora da área. E foi assim, aos 29 minutos, que Paraná assustou o Inter. Com o pé esquerdo, bateu firme, da intermediária direita, a bola quicou na frente de Muriel, mas o goleiro do Inter fez boa defesa com o peito.
O melhor primeiro tempo do Inter no ano foi coroado aos 35 minutos com um golaço de Dagoberto. O ex-são paulino, agudo, veloz, enfileirou pela direita, entrou na área do Caxias e trocou passe com Oscar. O garoto, com um toque de calcanhar, deixou, mais uma vez, Dagoberto cara a cara com Paulo Sérgio. Chute seco, forte, rasteiro. Segundo gol colorado. Segundo gol de Dagoberto.
Segundo tempo
A etapa final mostrou a maturidade do time do Inter. Com o placar de 2 a 0, o time de Dorival Júnior diminuiu o ritmo, mas sem perder o toque de bola e, consequentemente, a posse e o domínio da partida. Ao Caxias restava jogar-se à frente para diminuir o prejuízo.
Mas o que se via no Estádio Centenário era uma repetição do ocorrido no primeiro tempo: zaga do Inter bem postada, meio-campo fechadinho e chutes de fora da área. E a verdade é que quando penetrava na área, não levava perigo ao gol de Muriel.
A melhor jogada do Caxias veio aos 29 minutos. Fabinho, na velocidade pela esquerda, cruzou rasteiro para o meio da área. No meio da área, praticamente sem goleiro, o atacante Vanderlei pegou de primeira. E isolou a bola. A torcida grená, sem paciência, sou um "ah!" que ecoou no Centenário.
Com a vitória, o Inter vai a 10 pontos ganhos e fica na segunda coloção da Chave 1, com um jogo a menos. Tem a chance de assumir a liderança de seu grupo se vencer o Cruzeiro-POA, quarta-feira, no Beira-Rio. Já o Caxias conhece sua primeira derrota na competição e se mantém com 14 pontos na Chave 2.
GAUCHÃO COCA-COLA 2012
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
Data: 11/2/2012, às 17h (horário de Brasília)
CAXIAS (0)
Paulo Sérgio, Alisson, Lacerda, Jean e Fabinho; Umberto, Paraná (Michel), Mateus e Diego Torres; Caion (Wangler) e Vanderlei. Técnico: Paulo Porto.
INTER (2)
Muriel, Elton, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber (Fabrício); Guiñazu, Bolatti, D'Alessandro e Oscar; Dagoberto (João Paulo) e Leandro Damião (Jô). Técnico: Dorival Júnior.
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS), auxiliado por João L.M. de Souza Júnior (RS) e Maurício Coelho Silva Penna (RS)
Cartões amarelos: Mateus, Paraná, Lacerda e Jean (C). Dagoberto, Bolatti e Guiñazu (I)
Cartão vermelho: Jean (C)
Gols: Dagoberto (I), aos cinco e aos 35 minutos do primeiro tempo.