Na reta final da temporada de 2024, o técnico Renato Portaluppi pode lançar mais uma promessa da base do Grêmio. A informação foi dada pelo próprio treinador em entrevista exclusiva para Zero Hora. Um dos nomes falados por Renato é de Tiaguinho, meio-campista do time sub-20 e que já treinou com o elenco profissional em algumas oportunidades.
— Tem o Tiaguinho, que eu levo bastante fé. Inclusive, há um ano que eu já venho conversando com os caras da base. Falei com ele sobre isso, que eu não gostaria que jogasse de volante lá. Pelo talento dele eu quero que atue na meia. Talento sempre tem de estar muito mais próximo da área do adversário — comentou Renato.
O menino de 16 anos é literalmente uma cria da base gremista. Apesar de ter nascido em Joinville, em Santa Catarina, Tiago chegou ao Grêmio com nove anos.
Ainda dando seus primeiros passos no futebol, foi convidado por uma escolinha de Balneário Camboriú para testes em equipes do Rio Grande do Sul. Em um primeiro momento, encantou os olheiros do Inter e quase vestiu vermelho.
— Joguei contra o Inter e já falaram para o meu pai para eu não jogar contra o Grêmio, pois me queriam. Mas acabei jogando, me destaquei, fiz dois gols e dei uma assistência, e o pessoal da coordenação já me quis também. Voltamos para Joinville e ficamos em dúvida, mas decidi ir para o Grêmio, pela estrutura — revelou em 2023 para o jornal A Notícia, de Santa Catarina.
Hoje, o jovem catarinense é uma das principais peças do time de Airton Fagundes no sub-20 do Tricolor. Entre o sub-17 e a atual categoria, já fez 25 partidas, 19 delas como titular.
— Pelo que ele vinha fazendo, pelos treinos, pelos jogos, pelo que ele faz também na seleção brasileira, é um menino que subiu para sub-20. É um jogador que, por sua inteligência e qualidade, conseguiu um processo muito rápido, que foi virar titular da sub-20. Está se adaptando ao profissional — conta Círio Quadros, coordenador técnico da base do Grêmio.
A mobilidade e inteligência, inclusive, permitem que Tiaguinho possa atuar como segundo homem de meio de campo, como foi contra o Juventude na semifinal do Gauchão sub-20, ou então como camisa 10, mais centralizado, como explicado por Renato na entrevista exclusiva.
— Um guri com muita personalidade. Joga com a camisa do Grêmio como se estivesse jogando no bairro. Ele consegue construir vindo de trás, mas também um pouco mais para frente. A gente vinha trabalhando isso com ele, em questão de posicionamento. Tem boa finalização, pensa rápido. A facilidade de jogar em mais de uma posição ajuda — conta Itaqui, ex-treinador de Tiago no time sub-17.
O meia deve seguir fazendo parte da equipe sub-20 em busca do título gaúcho. O Grêmio enfrentará o São José em busca do estadual da categoria. Aos 16 anos, nesta temporada, Tiago assinou seu primeiro contrato profissional e tem vínculo com o Grêmio até 13 de julho de 2027.
As boas atuações no clube gaúcho fizeram com que o jovem ganhasse oportunidades nas seleções de base. Não foram poucas as chances que ele recebeu do técnico Dudu Patetuci na seleção sub-15 e, inclusive, foi o camisa 10 da equipe na disputa do Sul-Americano, em outubro deste ano.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.