Rodrigo Caio foi surpresa na escalação do Grêmio que enfrentou o Bragantino. O zagueiro substituiu Rodrigo Ely, que havia sentido desconforto muscular no aquecimento. O jogo em Bragança foi sua segunda participação no time principal desde que desembarcou em Porto Alegre, em junho. Ao todo, somando as aparições no sub-20, ele atuou em quatro partidas no ano.
Contra o Bragantino, o zagueiro foi responsável pelo pênalti que resultou no empate parcial da partida. Antes, já havia tocado com a bola com o braço dentro da área, o que caracterizou um pênalti não assinalado pela arbitragem.
— Eu acho que ele (Rodrigo Caio) foi bem, a gente precisava ter uma saída de bola qualificada. Perdemos o Ely no aquecimento, que foi algo inesperado. Várias situações ofensivas saíram do pé dele (Rodrigo) ou do Jemerson, e, em função disso, ele teve uma postura boa no jogo — elogiou o auxiliar Alexandre Mendes após o empate diante do Bragantino.
O zagueiro de 31 anos foi contratado em junho a pedido do técnico Renato Portaluppi. Ele estava sem clube desde sua saída do Flamengo. Antes de atuar diante do Bragantino, Rodrigo Caio havia jogado por 16 minutos no empate por 2 a 2 diante do Palmeiras, na 14ª rodada do Brasileirão.
Depois disso, o camisa 30 teve lesões musculares que o impediram de atuar em outras partidas. Pensando em ter ritmo de jogo, Rodrigo foi colocado à disposição do time sub-20 que joga a Copa FGF. Foram duas partidas disputadas pelo zagueiro: dia 29 de agosto, na vitória sobre o Passo Fundo; dia 11 de setembro, na derrota para o Juventude. Em cada uma delas, atuou por cerca de 60 minutos.
— Fazia muito tempo que ele não trabalhava com bola. Tínhamos de readaptá-lo. Hoje ele está bem. Falei para ele que era importante jogar (pela Copa FGF) para readquirir ritmo, e ele ficou muito feliz. Para ele, é muito bom, pois esse tipo de jogo dá confiança. Ele está totalmente recuperado e pronto. O que precisa é de ritmo de jogo. No momento em que necessitarmos dele, pode ter certeza de que vai estar bem — disse o técnico Renato Portaluppi à Rádio Gaúcha.
O contrato de Rodrigo Caio com o Grêmio vai até dezembro de 2024. O vínculo, no entanto, não deve ser renovado para 2025.