Rei da América em 2017, Luan viu sua carreira decair nas últimas temporadas. Desde que saiu do Grêmio, em 2019, passou por Corinthians, Santos e Vitória. Além de ter voltado ao Tricolor em 2023, por empréstimo. Mas, em nenhum desses, conseguiu se destacar.
O time baiano foi seu último. Desde seu anúncio até a rescisão, foram pouco mais de três meses defendendo as cores do Vitória. À época, o clube afirmou que o desligamento era em comum acordo.
— O que posso falar dele é em questão de profissionalismo, dedicação, protocolos. Ele nunca descumpriu nada. Obviamente, tem algumas limitações físicas, acho que até pela questão da idade, o que é normal a vários atletas. Mas sempre se dedicou a tudo que foi proposto, horário nunca atrasou, nunca faltou. Agora, acredito que carrega toda aquela carga de outros clubes, de repente, ou que qualquer deslize ou qualquer coisa que ele faça acabe se tornando uma notícia negativa e muitas vezes até se criando fake news — explica Ítalo Rodrigues, executivo do Vitória na época de Luan.
Nesta sexta-feira (27), completa-se seis meses sem aparições de Luan em campo. A última vez que o atacante disputou um jogo foi em 27 de março, pela Copa do Nordeste. Naquele dia, o Vitória venceu o Treze-PB por 3 a 0.
— Ele não conseguiu brilhar. Como titular, só disputou uma partida, que foi quando o Vitória colocou um time reserva para jogar a Copa do Nordeste. A passagem dele foi essa: não foi aproveitado, não estava na mesma dinâmica do elenco, não conseguia render e não teve sequência como titular — afirma Tiago Lemos, setorista do Vitória no ge.globo.
— Acompanhei alguns treinamentos do Luan, e ele teve um desempenho muito aquém. Os jogadores estavam em uma voltagem e ele em outra. Definitivamente, Luan foi um fracasso, porque ele próprio sabe que tem uma limitação física, e de muito tempo. Ele também se envolveu numa polêmica, em que ele estava fazendo uma festa dentro do condomínio, o som muito alto. Então, Luan, além de estar aquém técnica e fisicamente, passou por esse problema. O Vitória deu oportunidade, o jogador teve estrutura, teve tudo para tentar fazer um bom trabalho. Mas, infelizmente, é um ex-jogador em atividade — complementa Marcelo Góis, setorista do Vitória na Rádio Sociedade.
No momento em que houve o anúncio de seu desligamento do Vitória, o ge.globo informou que dois clubes da Série B tinham interesse em contar com Luan para a sequência da temporada. No entanto, nenhum negócio foi concretizado.
Desde então, o jogador de 31 anos não posta nada em suas redes sociais. A última publicação é, justamente, do último jogo que disputou com a camisa do Vitória. As mais recentes aparições são marcações de amigos no Instagram.
Dois anos sem gols
Nas últimas três temporadas, Luan disputou apenas 22 jogos por quatro clubes diferentes. Foram três partidas pelo Corinthians, oito pelo Santos, cinco pelo Grêmio e seis pelo Vitória.
Neste recorte, o atacante marcou apenas um gol. Coincidentemente, há exatos dois anos. Em 27 de setembro de 2022, Luan abriu o placar no 2 a 0 do Santos sobre o Athletico-PR, pelo Brasileirão.
A reportagem tentou contato com o empresário de Luan, mas não obteve resposta a respeito do futuro do atleta.
Os números de Luan depois que saiu do Grêmio, em 2019
Corinthians (2020-2022)
- 78 jogos
- 9 gols
- 5 assistências
Santos (2022)
- 8 jogos
- 1 gol
- 1 assistência
Grêmio (2023)
- 5 jogos
Vitória (2024)
- 6 jogos
- 1 assistência