O goleiro Rafael Cabral foi apresentado pelo Grêmio nesta quarta (24) no CT Luiz Carvalho. Ele chega do Cruzeiro ao Tricolor por empréstimo até o final desta temporada. O novo camisa 33 chega para brigar por um lugar na equipe titular com Marchesín, que desembarcou em Porto Alegre em 2024, e Caíque. Os dois vêm se alternando no início dos jogos.
Gabriel Grando, 24 anos, foi utilizado na negociação como moeda de troca e foi emprestado ao time mineiro, também até dezembro. Cabral é o segundo goleiro contratado pelo time de Renato Portaluppi no ano. Ele destaca a concorrência sadia pela titularidade:
— Quem decide é o treinador. Obviamente todos os atletas querem jogar, mas temos que respeitar o técnico e o companheiro. Todo mundo merece estar jogando. São pessoas que trabalham e se dedicam. Aqui no Brasil se diz muito sobre 11 titulares e lá fora tem menos essa questão. É um elenco. Ontem (terça), quem decidiu foi quem veio do banco. No final das contas, todo elenco é importante.
Rafael começou o ano como titular na Raposa, mas perdeu espaço na equipe depois de falhas na final do Mineiro e em uma das partidas da Copa Sul-Americana. Assim, optou por novos ares para a sequência de 2024.
— Foi muito simples. Principalmente quando falei com o Renato pelo telefone. Obviamente não dependia só de mim, mas desde sempre na minha cabeça estava o Grêmio. Minha passagem no Cruzeiro foi espetacular, fomos para a Série A e nos mantemos, fomos para a Sul-Americana. Eu queria um desafio maior, brigar por coisas maiores. Tive quatro propostas, mas a prioridade era o Grêmio — finalizou.
Com passagens de destaque pela Europa, defendendo times como Napoli, Sampdoria e Reading-ING, Rafael perdeu espaço no Cruzeiro. Em 2022 foi um dos principais responsáveis pelo retorno do clube à Série A do Brasileirão. O goleiro chega para disputar titularidade com Marchesín e Caíque, que ainda não passaram a devida confiança à torcida.