Ruan Tressoldi, ex-Grêmio, é o segundo zagueiro do mundo com a maior média de aceleração por partida, 1,77 vez mais do que os companheiros de posição. O levantamento, feito pelo CIES Football Observatory, divulgado na quinta-feira (7), leva em consideração a relação entre acelerações feitas/esperadas de acordo com a posição e o estilo de jogo da equipe.
O atual zagueiro do Sassuolo ficou atrás apenas de Danilo, da Juventus, que possui uma média de 1,80x. O estudo considerou, ao todo, 28 ligas ao redor do planeta para analisar. Entraram na estatística os atletas que atuaram pelo menos mil minutos no campeonato nacional da temporada atual ou da última. As acelerações referem-se a corridas de pelo menos 0,7 segundos a 10,8 km/h.
Na lista, logo atrás de Ruan, estão Davinson Sánchez (Galatasaray), em terceiro, Otávio (Porto), em quato, e Saul Coco (Las Palmas) fechando o top-5. Esta é a terceira temporada do ex-defensor gremista pelo Sassuolo, clube em que joga desde janeiro de 2022. Por lá, Ruan soma 58 jogos.
Na atual temporada, o zagueiro brasileiro foi a campo 24 vezes. Pelo Campeonato Italiano, são 89 ações defensivas e 59 disputas de bola vencidas, além de 65 bolas recuperadas. Ruan ainda é o vice-líder em interceptações e cortes dentre os jogadores da sua equipe.