O Grêmio foi derrotado por 3 a 2 pelo Inter no Gre-Nal 441, válido pela 10ª rodada do Gauchão. Kannemann cometeu um pênalti nos últimos minutos da partida, que culminou em gol de Alan Patrick e, por consequência, na vitória colorada.
Além do lance da penalidade, o técnico Renato Portaluppi reclamou de outros dois que aconteceram na partida — um suposto pênalti em André Henrique e uma falta cometida em João Pedro antes do primeiro gol colorado. O clássico deste domingo não contou com o árbitro de vídeo e, após a derrota, o treinador fez críticas ao fato.
— O Inter foi bem, jogou melhor na maior parte do jogo. O que não dá pra admitir são os erros no jogo. Não estou dando desculpa pela derrota. Falta nítida no João Pedro. Eu vi tudo no vestiário já. Daronco estava bem colocado, não deu a falta. Dá sequência e sai o gol do Inter. No fim do jogo, pênalti no André. O jogador do Inter agarra o braço dele e cai com ele. O Kannemann faz a falta, mas foi fora da área. Estamos no século 21. São esses detalhes que fizeram a diferença. A federação tem de bancar o VAR. Os lances estão aí para todos verem — disparou.
Mesmo com a derrota, Renato exaltou o fato de que poderá contar com reforços nos próximos jogos do Gauchão. Ainda que Soteldo não retorne para o campeonato estadual, Diego Costa e Pavon devem entrar na equipe de forma natural, reforçando o Grêmio em busca do sétimo título gaúcho.
— Vou ter Pavon, Diego e Soteldo, que vão nos ajudar bastante. São esses jogadores que estarão à disposição. Meu grupo é muito bom, muita gente vai achar que não, vão achar que o grupo deles é melhor. Estou muito satisfeito com o meu grupo. Inter foi melhor, reconheço a superioridade do adversário — finalizou.
O Tricolor volta a campo pelo Estadual no sábado (2), às 16h30min, contra o Guarany-Ba. Antes, a equipe de Renato Portaluppi enfrentará o São Luiz pela Recopa Gaúcha.