Mesmo com a semana que antecede o Gre-Nal 441, os treinamentos do Grêmio tiveram espaço para 20 jovens nos últimos dias. O processo de integração foi intensificado para observação de promessas contra os principais atletas titulares e reservas. No próprio Estadual, alguns já foram experimentados.
Na última segunda-feira (19), por exemplo, na reapresentação do plantel que abriu os trabalhos para o enfrentamento contra o Inter, no Gre-Nal 441, Renato Portaluppi testou um time reserva contra uma terceira equipe. Esse terceiro time era composto, basicamente, por jogadores oriundos das categorias de base.
Já são figuras constantes no CT Luiz Carvalho, por exemplo, dois profissionais que ainda pertencem à categoria sub-20: o goleiro Thiago Beltrame, considerado o quarto na hierarquia da posição, e o ponta Gustavo Nunes. O último, apesar de ter marcado gol e colaborado com duas assistências em suas três partidas, não foi promovido ainda.
Foram testados os laterais Igor e Zé Guilherme, o zagueiro Athos, os meio-campistas Hiago, Kaick, Araújo e Caio Araújo e os atacantes Liam, Guga e Riquelme. Contra o Ypiranga, em Erechim, esteve ainda presente o articulador Bruno Cheron.
Nesta quarta, foram convocados para completar o treino dez promessas da equipe sub-17. Murilo, Luiz Eduardo, Vitor Ramon, Pedro, Zortea, Smiley, Lucca, Thiago, Roger e Gabriel Mec. O último é considerado um dos grandes talentos do clube mesmo com 15 anos. Em abril, quando a Lei permitirá assinar o primeiro contrato, ele deverá confirmar um vínculo de três anos.
O cronograma gremista prevê que o processo de integração siga nos próximos meses. O Departamento de Futebol adotou como filosofia intensificar a garimpagem para seguir buscando talentos na base. Entretanto, até o Gre-Nal, a tendência é que os trabalhos sejam destinados aos ajustes para tentar derrotar o maior rival fora de casa.