A renovação entre Grêmio e Renato Portaluppi está mais próxima de acontecer. A afirmação é do próprio treinador, que concedeu entrevista para o podcast "Joga com a 10", da sua filha Carol Portaluppi, no Youtube.
Conforme ele, as negociações estão avançadas e ainda nesta semana o acordo deve ser anunciado pelo Tricolor.
— Vindo para cá (gravar o podcast), estava no carro, falando com meu vice. Está bem adiantada, faltam detalhes, mas vamos ver se chegamos em um acordo entre hoje (segunda) e amanhã (terça). Negócio de renovação de treinador é assim, mas faz parte da nossa profissão. Pelo Grêmio, já teriam renovado antes do término do campeonato. Eu odeio o inverno, é muito frio. Começo a ficar irritado quando chega. Tem de dar um descanso para a cabeça — disse o treinador.
Após o vice-campeonato brasileiro, Renato e a direção concordam que o técnico merece uma valorização. Mas a primeira proposta apresentada não contemplava o que o lado do técnico entendia como um reconhecimento ao trabalho feito em 2023. Conforme apurado por GZH, a diferença das ofertas foi reduzida significativamente.
Renato retornou ao Tricolor em setembro de 2022, quando substituiu Roger Machado, demitido após pressão externa e interna, ainda na Série B. O atual treinador gremista venceu a Copa do Brasil, a Copa Libertadores da América e quatro Campeonatos Gaúchos. Na temporada de 2023, o aproveitamento do treinador foi de 64%.
Atual hexacampeão, o Grêmio estreia no Gauchão contra o Caxias, no Estádio Centenário. O início do campeonato está previsto para o dia 20 de janeiro.