A chegada de Soteldo ao Grêmio está atrelada à possibilidade de o Tricolor ceder alguns jogadores aos paulistas. Um dos nomes que está sendo discutido nas negociações é o de Pedro Lucas. O meia de 21 anos esteve emprestado ao Ceará durante boa parte do ano de 2023 e disputou a Série B pelo clube cearense.
A reportagem de GZH apurou que o nome do jogador foi aprovado pelo técnico Fábio Carille, recém-anunciado pelo Santos. O estafe de Pedro Lucas confirma que as tratativas estão em andamento, mas ainda sem uma definição. O meia vê com ótimos olhos a possibilidade de defender o Peixe. Além disso, outros jogadores podem ser negociados pelo direção gremista ao clube da Vila Belmiro.
Pedro Lucas tem contrato com o Grêmio até dezembro de 2024. Também por esta condição, inicialmente, a tendência é que ele renove o contrato em Porto Alegre caso seja emprestado novamente. Pela condição financeira delicada após o rebaixamento, o Santos prioriza negócios em que possa obter jogadores para a disputa da competição sem precisar investir.
Em 2023, o meia disputou a Série B e a Copa do Nordeste pelo Ceará. No clube cearense, disputou apenas sete jogos sem gols marcados ou contribuição com assistências. Soteldo chegará ao Grêmio por empréstimo de um ano, com o Tricolor sendo responsável por pagar todo o salário do atleta.