Com dificuldades na renovação de Bruno Alves por conta do alto salário, o Grêmio busca outras alternativas defensivas no mercado de transferências. Um nome analisado pelo departamento de futebol é o de Lucas Freitas, zagueiro, de 22 anos, que pertence ao Palmeiras, mas atuou pela Chapecoense na Série B de 2023. Os paulistas aceitam apenas vender o jogador para o Tricolor.
A informação foi divulgada pelo ge.globo e confirmada por GZH. Cedido por empréstimo no segundo semestre, o jovem foi titular em 23 partidas pela Chapecoense na Série B. Ele foi apontado como fundamental para livrar o time catarinense do rebaixamento. Antes, Lucas tinha jogado por Moreirense, de Portugal, e Valladollid.
A avaliação gremista é de que Lucas Freitas chegaria para disputar a titularidade e teria potencial para ser lapidado com Renato Portaluppi. A vaga de Bruno Alves passaria ao possível reforço. O custo da negociação é considerado mais baixo do que renovar com Bruno. Inclusive, Lucas estava encaminhando acerto com o Juventude, também por empréstimo. O Palmeiras via esta transferência para o Ju como uma vitrine ao zagueiro, que vai completar 23 anos em janeiro. Apesar disso, o time paulista considera o Tricolor um rival nas principais competições de 2024: Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. Sendo assim, só aceitar vender o jogador.
A pedida não foi divulgada ainda, mas a direção gremista busca uma composição sem custos para fechar a contratação. O modelo projetado é semelhante ao feito com Dodi, ex-Santos, contratado com parte dos direitos econômicos divididos para futura venda.