Antes do Gre-Nal, o técnico Renato Portaluppi concedeu entrevista no CT Luiz Carvalho, no início da tarde desta sexta-feira (6). O Grêmio chega depois de uma semana sem jogos, enquanto, do outro lado, o Inter vem de eliminação na semifinal da Libertadores.
O treinador gremista falou sobre o contexto em que ocorre o clássico do próximo domingo (8). E disse não se preocupar com a situação colorada na temporada.
— A instabilidade não sei se existe ou não. Respeitamos o adversário, é um Gre-Nal, mas são três pontos. Aconteceu o insucesso, já passei por isso também, em 2018, contra o River. Faz parte. Não estamos preocupados com nosso rival. É corrigir nossos erros para enfrentá-los. O mais importante é buscar a vitória. Enquanto tiver chance, vamos correr atrás do campeonato — analisou.
Ainda sobre a eliminação do Inter, Renato Portaluppi também respondeu a algumas críticas que recebeu nos últimos dias sobre sua declaração após o empate com o Fortaleza de que o Grêmio tem um ano excepcional. Ele não gostou de uma comparação com a campanha do Inter na Libertadores e disse que os méritos do Tricolor não aumentam pela eliminação colorada.
— Fui criticado porque falei que o ano do Grêmio era excepcional. O ano é excepcional por tudo que o Grêmio passou da vindo Série B. Ouvi colegas de vocês falando que o nosso ano não seria excepcional se o Inter passasse para a final. Qual a diferença o Inter passar ou não pelo Fluminense? O Grêmio jogou duas competições no ano, ganhou o Estadual, foi semifinalista da Copa do Brasil e ainda está no Brasileirão brigando pelo título. Então assim que são as coisas na aldeia? O que o resultado do adversário muda no nosso? — questionou.
Apesar de considerar o ano gremista excepcional, o treinador rechaçou qualquer favoritismo para o clássico.
— Gre-Nal não tem favorito, independente da posição. Vocês sabem como é o Gre-Nal, um pode estar lá em cima e o outro embaixo e isso não muda. Eles vão olhar para o Gre-Nal como a grande chance para recuperar a confiança do torcedor, até porque eles estão em situação delicada no Brasileirão.
Na terceira posição no Campeonato Brasileiro, com 44 pontos, o melhor dos cenários pode colocar o Grêmio na vice-liderança e a cinco pontos do líder Botafogo. No entanto, uma derrota pode tirar o Tricolor da zona de classificação direta para a Libertadores de 2024.
Este será o terceiro clássico na temporada. O Tricolor venceu os outros dois, disputados na Arena. O primeiro terminou com vitória gremista por 2 a 1, pela fase classificatória do Gauchão, com gols de Vina e Carballo. O segundo, válido pela 7ª rodada do Brasileirão, foi 3 a 1 para o time de Renato, com gols de Suárez, Villasanti e Bitello.