A direção do Grêmio faz um esforço financeiro na temporada 2023 para garantir o máximo de voos fretados possíveis para os jogos fora de casa. O principal motivo é a presença do atacante Luis Suárez na delegação, um astro do futebol mundial e que provoca grandes movimentações em aeroportos. Por isso, o clube tenta viabilizar parcerias para bancar os custos dos fretamento de aeronaves.
Acostumado a viajar em voos fretados no futebol europeu, o uruguaio manifestou preocupação aos dirigentes pouco antes do início do Brasileirão com a rotina de voos comerciais existente no futebol brasileiro. A própria direção considerou razoável a consideração do atacante. Afinal, sendo um ídolo de expressão mundial, o atleta costuma ser muito tietado em qualquer lugar e poderia gerar algum tumulto nos aeroportos, em especial nas esperas em conexões.
Por este motivo, a direção buscou parceiros comerciais para bancar os custos do fretamento dos voos. Nas viagens para Belo Horizonte e Cuiabá, nos jogos contra Cruzeiro e Cuiabá, respectivamente nos dias 13 e 22 de abril, a delegação gremista viajou em voos fretados pagos por patrocinadores do clube. Como contrapartida, os integrantes da delegação utilizaram roupas com a marca dos parceiros exposta.
Curiosamente, nos dois jogos do Brasileirão fora de casa em que Luis Suárez foi preservado, contra Palmeiras, no dia 10 de maio, e contra o Athletico-PR, no dia 27 de maio, a equipe viajou em voo comercial. Já na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, no dia 31 de maio, quando o uruguaio esteve presente, a viagem ocorreu em voo fretado, mais uma vez custeado por patrocinadores.
Essa situação de certa forma, cria um desafio para a direção, devido à situação financeira delicada do clube. Afinal, o custo para o fretamento de um voo nacional ultrapassa os R$ 300 mil. Por isso, a direção conta mais uma vez com os parceiros comerciais para aumentar a quantidade de voos fretados na temporada e dar mais comodidade a Luis Suárez e ao grupo como um todo.
Contudo, não está descartado que o uruguaio ocasionalmente viaje em voos convencionais. Para o jogo contra o Flamengo, neste domingo (11), por exemplo, a delegação viajará em voo comercial. Sendo um deslocamento curto e direto, é possível que o atleta acabe integrando a delegação, com o Grêmio reforçando a quantidade de seguranças na delegação. Porém, se isso ocorrer, será uma exceção e não uma regra.
Conforme apurado por GZH, não existe nada no contrato de Luis Suárez que obrigue o Grêmio a bancar voos fretados nos jogos em que o uruguaio estiver relacionado. O tema vem sendo tratado entre direção e jogador através do diálogo.