Uma conversa reservada entre o técnico Renato Portaluppi e o meia Nathan chamou atenção no início do treino do Grêmio desta sexta (19) pela manhã. O atleta vem caindo nas graças do treinador pela precisão e regularidade dos seus passes e é o mais cotado para entrar na equipe no Gre-Nal de domingo (21) caso o atual titular, Vina, não reúna as melhores condições físicas.
Entre os jogadores mais assíduos do Tricolor, Nathan é o que tem a melhor média de passes certos e o que menos comete erros neste fundamento. Somando jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil, o meia atuou por 254 minutos. No total, o atleta tem uma média de 35 passes certos e apenas 2,5 passes errados a cada 90 minutos em campo.
Para efeito de comparação, Vina tem uma média de 30,4 passes certos e 7,4 passes errados por cada período equivalente a uma partida. Já Galdino e Zinho, que também poderiam ser alternativas na posição, possuem respectivamente um índice de 25,7 e 19,3 passes certos, 5,5 e 5,1 passes errados.
Titular da equipe gremista desde março, Vina virou dúvida por conta de um quadro gripal, que o impediu de participar da atividade com bola desta sexta. Como Renato já escalará dois atletas que convivem com dores, o lateral Fabio e o meia Bitello, é improvável que o meia inicie o jogo se não estiver 100% fisicamente.
O provável time do Grêmio tem: Gabriel Grando; Fabio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti e Carballo; Bitello, Cristaldo e Vina (Nathan); Luis Suárez.
Uma outra alternativa seria a entrada de Galdino ou Zinho para aumentar a velocidade da equipe. Porém, esta não é a tendência.
O Gre-Nal no domingo (21) será às 18h30min, na Arena.