O Grêmio está buscando reestruturar o departamento médico e negocia algumas parcerias para obter novos equipamentos para prevenção e recuperação de lesões. Alguns acordos já estão bem alinhavados e já devem fornecer os novos aparelhos ao Tricolor nos próximos dias. A estimativa é de que os novos equipamentos representem um investimento de R$ 4,5 milhões.
Em entrevista recente ao Show dos Esportes, o presidente Alberto Guerra citou as movimentações feitas recentemente para remodelar o DM.
— Não dá para simplesmente apertar um botão e mudar uma cultura toda do dia para a noite. A gente fez, e segue fazendo, algumas mudanças de processos, contratamos novos profissionais e também investimos na infraestrutura. Tem chegado uma série de equipamentos. Em torno de R$ 4,5 milhões em equipamentos que estão chegando e vão ajudar o Departamento de Ciência, Saúde e Performance na recuperação e na prevenção desses atletas. Mas não é algo que muda do dia para a noite. Acho que a gente avançou muito nesse setor, muito embora eu reconheça que tem bastante para avançarmos.
O clube não vai desembolsar nenhum valor pelos equipamentos justamente pelas parcerias com as empresas. O montante é calculado com base em cinco contratos que o clube negocia. Atualmente, o Tricolor já anunciou uma dessas parcerias e recebeu aparelhos que auxiliarão na recuperação dos jogadores. Gustavo Bolognesi, vice-presidente do Conselho de Administração, publicou em suas redes sociais algumas fotos dos novos itens.
Outras duas parcerias já estão assinadas, mas ainda não foram anunciadas oficialmente. O clube será contemplado com materiais e aparelhos de preparação física e itens de suplementação. No caso destes dois acordos, a estrutura e os produtos poderão ser utilizados pelo grupo principal, pelas categorias de base e pelo time feminino.
Além disso, os dirigentes gremistas ainda negociam com outras duas empresas e tem as conversas bem avançadas. Nestes últimos acordos, o Tricolor deve receber equipamentos para recuperação e prevenção de lesões. As tratativas devem ser finalizadas e anunciadas em breve.
Há outras possibilidades de parceria com conversas iniciais que o clube mantém em sigilo. A reformulação do DM gremista era uma promessa de Alberto Guerra ainda na campanha presidencial. Além de novos contratados, o clube também renomeou o setor para Departamento de Ciência, Saúde e Performance. Os profissionais que já estavam no clube foram mantidos justamente pelo diagnóstico de que a estrutura precisava ser melhorada para que o número de lesões diminuísse.