O quebra-cabeças das peças do Grêmio para montar o time ideal da temporada 2023 ganha forma a cada nova rodada do Campeonato Gaúcho. O técnico Renato Portaluppi aproveitou para rodar o grupo contra o São José e, além da vitória para manter os 100% de aproveitamento nas três rodadas, conseguiu observar o rendimento de algumas novas alternativas.
O time ofereceu pontos positivos para análise, mesmo com as dificuldades da equipe pelo gramado sintético e iluminação ruins do Passo D’Areia. A lista de jogadores com bom desempenho passa pela sólida atuação da dupla de zaga formada por Bruno Uvini e Gustavo Martins, mas também conta com Villasanti, Galdino e Bitello.
Nesta quarta-feira (1º), contra o Esportivo, na Montanha dos Vinhedos, a tendência é de que as impressões da partida contra o São José produzam as primeiras mudanças no time titular.
A expectativa é de que o Grêmio volte a utilizar força máxima nas duas próximas rodadas do Gauchão. Além da viagem a Bento Gonçalves, o Tricolor terá o jogo deste sábado (4) contra o Aimoré, na Arena, válido pela quinta rodada do Campeonato Estadual.
Gustavo Martins
A titularidade de Kannemann e de Geromel não está em discussão. Mas o jovem de 20 anos mostrou que está pronto para receber mais oportunidades quando Renato Portaluppi tiver de recorrer aos reservas da função.
Chamado de Carioca pelos companheiros, o jogador, nascido em Niterói-RJ e vindo da base gremista, teve uma estreia de muito bom rendimento contra o São José. A chance contra o Zequinha indica que o zagueiro já ultrapassou Natã na hierarquia e o coloca em igualdade com Bruno Uvini na lista das opções para a função.
Bruno Alves deve manter o posto de reserva imediato quando Geromel retornar do Departamento Médico, mas seu futuro no Grêmio é apenas para o curto prazo. A posição precisa de renovação – e Gustavo Martins mostrou que está pronto.
Everton Galdino
Uma das principais surpresas da direção para 2023 conseguiu mostrar parte das qualidades que lhe renderam uma chance no Grêmio. Improvisado como atacante mais próximo do gol contra o São José, o ex-jogador do Tombense garantiu a terceira vitória do Grêmio no Gauchão.
O bom rendimento ganhou um peso maior após as oportunidades perdidas contra Caxias e Brasil-Pel. Na Serra, o atacante perdeu um pênalti após entrar no segundo tempo da partida. E contra o Xavante, Galdino começou como titular e não teve bom desempenho.
Com a briga pela titularidade da ponta direita em aberto, o rendimento no último domingo foi importante. A disputa com Campaz, Gustavinho e Gabriel Silva pela posição no ataque não tem favoritos no momento.
Villasanti
Preterido por Renato Portaluppi para o início do Gauchão, o paraguaio voltou a ser titular contra o São José. Apesar da atuação discreta, em comparação com a dos outros integrantes desta lista, o volante conseguiu algo que Carballo ainda não mostrou nos dois jogos que fez no Estadual. Villasanti protegeu os zagueiros com qualidade, mesmo que tenha contribuído pouco com as funções ofensivas do time.
Após terminar a última temporada como um dos poucos destaques, Villasanti ganhou a concorrência de Pepê e do ex-destaque do Nacional-URU. A briga com Carballo, hoje, parece ser o maior obstáculo por um lugar no meio titular. Lucas Silva e Thiago Santos, apesar da simpatia de Renato, não estão no mesmo patamar dentro do grupo de jogadores.
Bitello
O Grêmio contra o São José se divide entre o time que não teve o camisa 39 e uma outra equipe após a entrada do meio-campista durante o segundo tempo. A disputa com Cristaldo parece cada vez mais próxima de uma conclusão, com vantagem para o jogador revelado na base do Tricolor.
Lançado no mesmo cenário de dificuldade dos outros jogadores com o piso, Bitello foi o único a conseguir repetir o desempenho dos gramados naturais. O início de temporada, com dois gols em quatro jogos, o credencia a seguir como titular na função de meia quando Renato voltar a escalar força máxima.
A questão é que clubes do Exterior também estão acompanhando seu crescimento. E a necessidade do clube de negociar jogadores o coloca como principal candidato a ser negociado.