O meia Jefinho, 16 anos, assinará nesta sexta-feira (16) seu primeiro contrato profissional com o Grêmio. O vínculo tem validade de três temporadas — tempo máximo permitido para atletas desta idade. A multa rescisória para clubes do Exterior é de 50 milhões de euros, cerca de R$ 282 milhões. O valor é considerado o máximo trabalhado pelo Tricolor em contratos com atletas da base.
Jéferson Forneck chegou ao Grêmio em 2017, com apenas 10 anos, e com experiência de ter jogado também futebol de salão pela ACBF. Canhoto, o jovem pode atuar centralizado e também pelos lados do campo. Apesar da diferença física por jogar contra adversários mais velhos, a habilidade do meia chamou a atenção da seleção brasileira sub-17. Com apenas 15 anos, fez sua estreia pelo Brasil. E, na primeira oportunidade, marcou gol em amistoso contra o Chile.
Um dos destaques da campanha do Grêmio no vice-campeonato do Brasileirão Sub-17, Jefinho participou de 12 jogos e marcou três gols. O clube é dono de 80% dos direitos econômicos do jovem de São Pedro da Serra, cidade do Interior gaúcho.
De contrato renovado, a tendência é de que Jefinho esteja integrado ao grupo sub-20 do Grêmio. O Tricolor buscará o título inédito da Copa São Paulo. No Grupo 8 da competição, com sede na cidade de Franca-SP, o Grêmio estreará no dia 2 de janeiro, às 19h30min, contra o Cruzeiro-AL. O próximo adversário será o Guarani-SP, às 19h30min, do dia 5/1. O Tricolor fecha a fase de grupos contra a Francana-SP, às 17h15min, do dia 8/1.