Há pouco mais de uma semana, a comissão técnica chefiada por Renato Portaluppi tem comandado trabalhos no CT Luiz Carvalho. Apesar de ter iniciado a pré-temporada antes da maioria dos clubes do Brasileirão, o Grêmio também terá de entrar em campo mais cedo do que os demais. Daqui um mês, no dia 17 de janeiro, o Tricolor receberá o São Luiz, de Ijuí, campeão da Copa FGF.
— Essa obrigação começa no dia 17 de janeiro, aqui na Arena, na Recopa Gaúcha. E eu vou desde já conclamar o nosso torcedor para que esteja presente, que lote a Arena, porque nós vamos com toda a força para, no primeiro jogo desse novo grupo, da nova gestão, termos uma taça no armário. Esse é o nosso compromisso — declarou o vice-presidente de futebol, Paulo Caleffi, na apresentação do lateral Reinaldo.
Até agora, cinco reforços foram anunciados e, a partir da virada do ano, mais jogadores devem desembarcar na Arena. Porém, há um mês para a estreia em 2023, as opções para cada função são essas:
Goleiros
Embora a diretoria tenha sondado a situação de outros goleiros mais experientes, nenhuma negociação avançou. Portanto, conforme terminou a última temporada, Brenno larga em vantagem em relação a Gabriel Grando e Adriel.
Zagueiros
A renovação de Kannemann permitirá que ele siga formando a histórica dupla de zaga com Geromel, mesmo que o clube tenha contratado Bruno Uvini e Bruno Alves ainda siga vinculado ao clube. Os garotos Natã e Gustavo Martins completam as opções.
Laterais
A lateral direita é a posição mais carente do elenco, e os dirigentes não escondem a necessidade de trazer, no mínimo, mais um atleta para a função. Com as saídas de Léo Gomes e Edilson — e a manutenção de Rodrigo Ferreira tão somente para se recuperar de uma lesão ligamentar no joelho direito —, as únicas alternativas vêm das categorias de base: Lucas Kawan e Thomas Luciano, que se revezavam na titularidade do extinto time de transição.
Na esquerda, contratado a pedido do treinador, Reinaldo chega com o status de titularidade, à frente de Diogo Barbosa, que retomou a posição na reta final da Série B de 2022. O garoto Cuiabano, de 19 anos, é quem corre por fora.
Meio-campo
Depois de apresentar Pepê, a diretoria gremista espera oficializar na próxima semana a compra de Felipe Carballo, do Nacional-URU. Em tese, eles chegam para disputar posição com Villasanti e Bitello, que formaram a dupla de volantes na última temporada. Outros remanescentes do grupo são Lucas Silva, Thiago Santos e Fernando Henrique, além de Darlan, que retornou de empréstimo da Chapecoense.
Na armação, há uma disputa em aberto a partir da ausência de Lucas Leiva, afastado por problemas cardíacos, mas que foi usado por Renato em uma função mais adiantada do meio-campo. Ainda sem anunciar o argentino Franco Cristaldo, o reforço confirmado para o setor é Gustavinho, que veio por empréstimo do América-MG. As outras opções para a meia são Thaciano, Campaz, Gabriel Silva e Pedro Lucas.
Por outro lado, também existe a chance de que seja formado um tripé de volantes, modificando o sistema tático.
— Na base do Flamengo, joguei quase toda de meia, mas na transição para o profissional, entendi que funcionava melhor de segundo volante, num esquema 4-1-4-1, também como meia, mas me considero muito mais um segundo volante do que meia — ressaltou Pepê em sua apresentação.
Ataque
O setor ofensivo é o que, até o momento, apresenta menos novidades para 2023. O atacante Everton Galdino chegou do Tombense, e a direção ainda busca viabilizar a contratação de mais um centroavante para disputar posição com Diego Souza.
Ferreira, após lesões musculares e uma hérnia, espera recuperar o seu posto de um dos destaques do time. O camisa 10 deve seguir como o dono do lado esquerdo de ataque. O contestado Guilherme é outra opção. Michael, que está na Arábia Saudita, é um nome buscado. Já o centroavante Suárez voltou a ser alvo do clube, mas a negociação ainda está distante de um desfecho.
Provável time
Avaliando o grupo atual, contando apenas com os reforços já anunciados, um provável time para a partida contra o São Luiz, no dia 17 de janeiro, teria: Brenno; Thomas Luciano (Lucas Kawan), Geromel, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Bitello, Pepê, Guilherme (Galdino ou Gustavinho) e Ferreira; Diego Souza.