Por volta das 22h desta quinta-feira (3), quando o árbitro de Grêmio x Brusque apitar o fim da partida, jogadores e comissão técnica estarão de férias. Com o fim antecipado das competições nacionais por conta da Copa do Mundo em novembro, o 2023 gremista inicia ainda em 2022. A reapresentação está marcada para 7 de dezembro, uma quarta-feira.
Antes disso, definições importantes para a temporada seguinte serão feitas. Já na próxima segunda-feira (7), o Conselho Deliberativo do Tricolor vota pelo primeiro turno das eleições presidenciais. O segundo turno, caso aconteça, está marcado para o dia 12, com os sócios definindo o novo mandatário gremista. Os candidatos são Odorico Roman, pela chapa 1, e Alberto Guerra, pela chapa 2.
Com um novo presidente, acontecem as definições do departamento de futebol e do técnico. Este último deve ser Renato Portaluppi. O atual treinador tem contrato se encerrando em 2022, mas já manifestou desejo em permanecer e até deu indícios de que vai ficar. Tanto Odorico quanto Guerra já iniciaram conversas com o ídolo gremista por uma renovação.
O elenco que vai se reapresentar em dezembro também já deve ser diferente. Além do desejo de reforços por parte de Renato, alguns jogadores do time atual têm contrato se encerrando ao final do ano. Diego Souza e Edilson devem permanecer. Kannemann, Léo Gomes e Nicolas são incógnitas, enquanto Elkeson, Janderson e outros devem deixar o clube.
A partir do dia 7 de dezembro, o time gremista terá mais de um mês para se preparar para o primeiro desafio. O Gauchão 2023 está previsto para o final de semana dos dias 14 e 15 de janeiro.