O Grêmio dará neste final de semana os primeiros passos para o futuro do clube. Os associados votarão no sábado (24) para a renovação de metade do Conselho Deliberativo. Com o pleito presencial na Arena ou no formato virtual entre as 10h e 17h, 150 novos conselheiros e 30 suplentes com mandato de seis anos serão eleitos. A votação dará inicio a uma série de definições na política do clube, que culminará em novembro na escolha do presidente para o triênio 2023/2026.
O presidente da comissão eleitoral, Gabriel Pauli Fadel, projeta que a apuração dos resultados será rápida — o anúncio dos eleitos deve ocorrer até as 19h. Cerca de 35 mil associados estão aptos a votar. Uma empresta paulista foi contratada para auxiliar na auditagem e segurança do processo. Veja detalhes da votação:
Como votar
Maiores de 16 anos, com dois anos ininterruptos como sócios e com as mensalidades em dia estão aptos. O acesso será feito pelo Portão A da Arena. A Rampa Oeste ou os elevadores 1 e 2, em caso de utilização do estacionamento pago, estão liberados para acessar a esplanada. É necessário apresentar a carteira de sócio e um documento oficial com foto. Para participar do pleito virtualmente, o clube informou que será necessário acessar o site votacao.gremio.net a partir das 10h. O sócio colocará CPF ou matrícula e a senha. Uma mensagem será enviada com o código de validação, e o acesso ao sistema será liberado.
Chapas
- Chapa 1 - Chapa do Danrlei
- Chapa 2 - Grêmio Amor Copero - Paixão de Todos
- Chapa 3 - Grêmio Glorioso
- Chapa 4 - Pelo Grêmio e Nada Mais
- Chapa 5 - Grêmio é Futebol - Frente de Oposição Gremista
- Chapa 6 - Grêmio de Todos - Oposição de Verdade
- Chapa 7 - Futebol & Torcida: Juntos com Odorico
- Chapa 8 - Grêmio com o Guerra
Números da eleição
Até o final da tarde da última sexta-feira, o Grêmio trabalhava com um universo de 34,8 mil sócios aptos a votar na eleição. O número totalizado de associados pode oscilar para mais ou menos de 35 mil, mas a expectativa é de que fique neste patamar após a revisão.
Pelas médias históricas de participação em eleições, o clube projeta que o número de votos neste não seja inferior a 10 mil. Por conta das oito chapas concorrendo, com 1.440 candidatos, a expectativa é de que este número seja superado.
Como funciona
Inicialmente, a clausula de barreira para eleger conselheiros é de 15% do total de votos. Caso esse percentual não seja alcançado, o valor será reduzido para 5%. A proporção de votos total, após alcançar o mínimo estipulado, determinará a distribuição proporcional das 150 cadeiras no conselho. Se uma das chapas fizer 50% dos votos, por exemplo, terá direito de eleger 75 conselheiros. O mesmo percentual de votos também determinará a distribuição dos 30 suplentes.
Cronograma das eleições
O processo de renovação no Conselho abre a série de eleições deste final de ano no Grêmio. Após o pleito, os conselheiros votam no dia 17 de outubro para determinar a composição da mesa diretora. Em 26 de outubro, os conselheiros escolhem presidente e Conselho de Administração. Se apenas uma chapa superar a cláusula de 20% dos votos no Conselho, a nova direção para o triênio 2023 a 2026 está eleita. Caso mais de um grupo alcance a marca, os associados votarão em novembro para a escolha. Ainda não há uma data confirmada, mas a tendência é de que ocorra em 12 de novembro.
- 17/10 - Eleição da mesa diretora do CD (apenas conselheiros votam)
- 26/10 - 1º turno para escolha do presidente (apenas conselheiros votam)
- *12/11 - 2º turno para escolha do presidente - sócios poderão escolher entre as chapas que ultrapassarem a cláusula de barreira (20% dos votos no conselho)