Dono da melhor defesa do primeiro turno da Série B, com apenas seis gols sofridos em 19 rodadas, o Grêmio vive um quadro completamente diferente na segunda metade do campeonato. Dos oito jogos disputados até agora, o Tricolor sofreu 10 gols, passando incólume apenas no empate em 0 a 0 com a Chapecoense. No mais, mesmo quando saiu vitorioso, o time gaúcho teve suas redes balançadas: quatro vezes por meio de bola aérea e três por pênaltis.
Adepto da marcação por zona, o técnico Roger Machado viu seu time ser vazado em cobranças de escanteios em três oportunidades. Na vitória por 2 a 1 sobre a Ponte Preta, o meia Wallisson se antecipou a Bitello, próximo da primeira trave, para bater o goleiro Gabriel Grando. Contra o Guarani, em nova vitória por 2 a 1, foi a vez do zagueiro João Victor se projetar sobre Bruno Alves no miolo da área. Por fim, o maior prejuízo veio contra o Ituano, quando o atacante Bruno Lopes cabeceou entre Nicolas e Elkeson, na primeira trave, culminando em um rebote que terminaria no gol de Lucas Dias.
A bola aérea também foi aproveitada pelo atacante Leonardo Kalil, do Operário-PR, que se desprendeu da marcação de Geromel para superar Brenno. Porém, o lance ficou esquecido em meio à goleada de 5 a 1 aplicada no time paranaense.
Pênaltis
A marca da cal também gera calafrios na torcida gremista. O goleiro do CRB, Diogo Silva, por exemplo, converteu duas cobranças na vitória dos alagoanos por 2 a 0, no Estádio Rei Pelé. O primeiro pênalti foi marcado após falta de Biel, enquanto o segundo foi assinalado após toque na mão de Geromel.
Situação semelhante ocasionou o segundo gol do Criciúma, na última rodada, quando Edilson tentou bloquear um arremate na entrada da área, sem evitar que a bola explodisse em seu braço. Coube a Rafael Bilu decretar o 2 a 0.
Em jogadas com a bola rolando, o Grêmio foi vazado outras três vezes. Duas pelo Cruzeiro, no empate por 2 a 2, e uma pelo Criciúma, quando o chute de Caio Dantas desviou em Geromel e tirou Brenno do lance.
Confira como foram os gols sofridos pelo Grêmio no returno:
Grêmio 2x1 Ponte Preta
- Wallisson, de cabeça, sobre Bitello, em cobrança de escanteio (13'/2ºT)
Guarani 1x2 Grêmio
- João Victor, de cabeça, sobre Bruno Alves, em cobrança de escanteio (49'/2ºT)
Grêmio 5x1 Operário-PR
- Leonardo Kalil, de cabeça, se desprende da marcação de Geromel após cruzamento da direita (9'/2ºT)
CRB 2x0 Grêmio
- Diogo Silva, em pênalti cometido após falta de Biel (6'/1ºT)
- Diogo Silva, em pênalti cometido por mão de Geromel (36'/1ºT)
Grêmio 2x2 Cruzeiro
- Luvannor, após bola enfiada em profundidade, entre Natã e Lucas Leiva (16'/1ºT)
- Rafael Silva, após lançamento para a área em que Brenno e Villasanti se chocaram (27'/2ºT)
Grêmio 0x1 Ituano
- Lucas Dias, aproveitando rebote da trave em que jogador cabeceia entre Nicolas e Elkeson, após cobrança de escanteio (41'/2ºT)
Criciúma 2x0 Grêmio
- Caio Dantas, em chute da entrada da área que desvia em Geromel (11'/1ºT)
- Rafael Bilu, em pênalti cometido por mão de Edilson (40'/2ºT)