Lucas Kawan preparou uma surpresa para a família no último dia dos pais. O lateral-direito da base do Grêmio separou uma parte de seus salários no último ano para realizar um sonho de sua família. O jovem de 19 anos comprou uma casa nova para os familiares em Senador Canedo-GO e fez a "entrega" aos parentes. Os pais Erinaldo e Alessandra, com os três irmãos João Vitor, Hemylly e Steycy, estão de mudança para a nova residência.
— O sonho da minha mãe sempre foi ter uma casa. Desde pequeno conversava isso com ela. Queria realizar esse sonho. Juntei por cerca de um ano e usei meu salário. Tinha de ajudar meus pais. Eles até conseguem se sustentar, mas ajudo eles todos os meses — comentou o jovem, em entrevista para GZH.
Desde 2017 em Porto Alegre, Kawan foi revelado em projeto de futebol em Goiás. O jovem conta que o primeiro convite do Grêmio veio após sua participação em uma partida contra o Atlético-GO.
— Teve um olheiro do Grêmio que foi me ver em 2017 em Desportivo Real contra o Atlético-GO. Gostaram de mim. Fiquei três semanas em testes e fui aprovado. Vim como atacante de lado. Depois me recuaram para volante. E fui para a lateral quando faltou um jogador da posição na categoria sub-14 — disse.
Apontado como uma das apostas para o futuro do Grêmio, e figura frequente nas listas das seleções de base, Kawan tem contrato com o Tricolor até dezembro de 2014. O jovem fez sua estreia como profissional em 2022, quando o então técnico Vagner Mancini utilizou equipe alternativa contra o Aimoré pelo Gauchão.
— Quero dar uma vida melhor para meus pais. Não penso que já está bom. Quero realizar ainda mais sonhos — completou.
Sem espaço no momento com Roger Machado, Kawan treina no Grupo de Transição. O Grêmio tem pela frente o Vila Nova, pelas quartas de final do Brasileirão de Aspirantes. O primeiro confronto será em Goiânia, no dia 26 de agosto.