O Grêmio coroou a noite de terça-feira (9) com uma goleada contra o Operário-PR, por 5 a 1, na Arena. O resultado não apenas fez o Tricolor chegar à vice-liderança da Série B do Brasileirão, mas também tornar o time de Roger Machado a equipe com o segundo melhor ataque da competição — com 28 gols marcados, um a menos do que o Cruzeiro. A marca contrasta com o começo do campeonato, quando a equipe tinha um dos piores ataques.
O clube gaúcho entrou na rodada com o quarto melhor ataque, empatado com Vasco, Ituano e Criciúma, e atrás dos mineiros, do Sampaio Corrêa e do Bahia. Diego Souza, Biel, Campaz, Elkeson e um gol contra garantiram que o Grêmio encerrasse o jogo como o segundo time que mais marcou gols na competição, empatado com o Sampaio Corrêa, que marcou dois gols na rodada.
O artilheiro da equipe na Série B é o centroavante Diego Souz, que tem 11 gols marcados, empatado com Gabriel Poveda, do Sampaio Corrêa, na artilharia do campeonato. Atrás dele, vem Biel que, na noite desta terça, chegou ao seu terceiro gol na competição.
Além do melhor ataque, o Tricolor também tem a melhor defesa do torneio. Mesmo com o gol sofrido contra o Operário, o time de Roger Machado só sofreu nove gols, um a menos do que o Cruzeiro, segunda melhor defesa.
O resultado ampliou a série invicta do Grêmio, chegando a 17 jogos e aproximando o Tricolor cada vez mais do acesso para a Primeira Divisão do futebol brasileiro.