Para Roger Machado, a vitória por 2 a 0 sobre o Náutico se igualou ao Gre-Nal semifinal do Gauchão, vencido por 3 a 0, como uma das principais partidas do Grêmio na temporada. Em entrevista coletiva, o treinador exaltou a atuação da noite de sexta-feira (8), na Arena.
— Muito consistente, do início ao fim. Imposição física e técnica. Junto com o Gre-Nal de 3 a 0, com estruturas e estratégias diferentes, foi a melhor partida do ano. Com justiça, o placar foi construído pois nós tornamos o jogo ao nosso favor — afirmou.
Um dos diferenciais do Grêmio na partida foi Ferreira, autor do primeiro gol, aos 42 minutos da etapa inicial, e protagonista de uma série de jogadas perigosas. O atacante voltou a atuar como titular após três meses e correspondeu além do esperado.
— Ferreira é um jogador que todo mundo espera muito e entrou muito bem, até surpreendentemente pelo período afastado. Produziu bem, quando a bola cai no pé dele, sempre tem uma solução apropriada para o momento — disse Roger, que acrescentou sobre o trabalho de recuperação do jogador:
— Cheguei e ele estava machucado, depois nos ajudou em uma janelinha de final de Estadual. Depois, teve que parar, operar e se recuperar. A gente tenta lidar com a cabeça do atleta, passando muita experiência de atleta, dos momentos que você também teve que parar. Ir lá na fisioterapia, perguntar como ele está e passar confiança, externar o desejo de recuperação. Mas também demonstrar o acolhimento de paciência, de calma, para que isso não ocorra novamente. O jogador, na ansiedade, pode pensar que está roubando o clube.
Ainda não houve um encaixa mais efetivo com Diego Souza. É fato, porém, que Ferreira e Biel pareciam jogar juntos há mais tempo. Deslocado para a ponta direita, o ex-Fluminense também foi elogiado por Roger.
— O Biel se mostrou menos agudo e mais articulador pelo lado direito. É só tu mudar o jogador de lado e isso alterna o tipo de jogo. A mudança de algumas peças faz com que o jogo fique mais técnico — explicou o técnico.
O Grêmio volta a atuar pela Série B em 16 de julho, contra o Tombense-MG, na Arena. Com 29 pontos, o Tricolor ocupa a quarta posição na classificação.