Depois do Conselho Deliberativo do Grêmio aprovar a adesão do clube à Liga do Futebol Brasileiro (Libra), entidade que planeja organizar um novo Brasileirão, o Tricolor formalizou na última segunda-feira (4) o termo para tal ação.
A equipe gaúcha, contudo, ressalta que existe necessidade de debate sobre aprimoramento das regras de distribuição de receitas entre os associados, em especial, quanto aos critérios de rateio para minimizar eventuais distorções. Isso ocorreria mediante a fixação de limite máximo entre o valor a ser pago ao clube com maior receita frente aos de menor durante o determinado período de transição — entre 2025 e 2019.
— Estamos confiantes que a Libra possa se consolidar plenamente em breve através da adesão da integralidade dos clubes da Série A e B e que ela servirá como uma verdadeira mola propulsora para o aperfeiçoamento e agregação de valor ao futebol brasileiro — disse o presidente Romildo Bolzan.
Entre os 40 clubes das Séries A e B do Brasileirão, 14 assinaram com a Libra. Do outro lado, está a Liga Forte do Futebol Brasileiro, que conta com a adesão de 25 times, entre eles Juventude e Inter.
Clubes que aderiram à Libra
- Botafogo
- Bragantino
- Corinthians
- Cruzeiro
- Flamengo
- Grêmio
- Guarani
- Ituano
- Novorizontino
- Palmeiras
- Ponte Preta
- Santos
- São Paulo
- Vasco