O empate contra o Vasco, em São Januário, na última quinta-feira (3), manteve, até o momento, o Grêmio na quinta posição da tabela, com 14 pontos. São dois a menos que o Bahia, primeiro time no G-4 da Série B, mas que ainda joga na rodada, em casa, contra o Criciúma, no próximo sábado.
O Tricolor tem dois cenários até o fim da rodada. No melhor deles, o time de Roger Machado se mantém na quinta posição. Para isso se confirmar, ele conta com dois resultados em dois jogos paralelos. Novorizontino e Sampaio Corrêa, que jogam sábado, às 16h30min, precisam empatar e o Operário deve perder para Cruzeiro, às 21h30min desta sexta, em Ponta Grossa.
Chapecoense e Londrina se enfrentariam nesta sexta também e ambos poderiam passar o Grêmio, mas o jogo foi adiado, pois o time paranaense não conseguiu desembarcar em Chapecó.
No pior dos cenários, a equipe gaúcha acabaria em sétimo lugar, sendo ultrapassado por dois times. Para essa possibilidade, dois resultados precisam ocorrer. No confronto entre Novorizontino e Sampaio Corrêa, qualquer um dos dois que vencer, passa o Grêmio. Se o Operário vencer o Cruzeiro, também ultrapassa o Tricolor.
Já pensando na próxima rodada e na entrada no G-4, o time de Roger Machado precisa contar com um resultado já nesse final de semana. Caso o Bahia pontue contra o Criciúma no sábado, o Tricolor já fica sem chances de entrar na zona de acesso para a Série A mesmo com a vitória contra o Novorizontino na próxima terça.
Cenários do Grêmio na rodada
Melhor posição - 5º lugar
- Empate entre Novorizontino e Sampaio Correa
- Derrota do Operário para o Cruzeiro
Pior posição - 7º
- Vitória ou de Novorizontino ou Sampaio Correa
- Vitória do Operário contra o Cruzeiro