Já no Rio de Janeiro, onde o Grêmio enfrenta o Vasco, nesta quinta-feira (2), o Romildo Bolzan concedeu entrevista e não fugiu dos temas mais relevantes, como a campanha abaixo do esperado na Série B e a possibilidade de demissão de Roger Machado na hipótese de um mau resultado em São Januário. O presidente reforçou a confiança no trabalho de Roger Machado, afirmando não ver sentido em uma troca.
— Eu acredito piamente no trabalho do Roger. Ele encontrou o rumo no Gauchão e confio que vai encontrar de novo agora. Lógico que os resultados precisam acontecer, mas neste momento não vejo nenhum sentido fazer uma troca técnica — explicando como foi a conversa com o treinador no retorno a Porto Alegre depois do empate com o Vila Nova:
— Tivemos reunião com a comissão técnica, principalmente com o Roger, para saber o que ele precisava. Não tem qualquer interferência na escalação. Foi uma conversa para passar confiança. A campanha deveria ser melhor, mas ela não é comprometedora nesse momento.
O Grêmio ocupa a quinta colocação na Série B, com 13 pontos. São dois a menos que o Sport, quarto colocado e última equipe que hoje conquistaria o acesso à Série A. Embora reconheça as más atuações, Bolzan entende que possíveis decisões a serem tomadas precisam ser bastante ponderadas.
— Esses momentos de mau desempenho, quando os resultados não apareceram, temos que ter clareza, maturidade e muita força para interpretar. Observar tudo, não sair tomando atitudes que todos querem. Se for para fazer uma sanha de indignação, se perde o rumo. O que precisa ser feito é ter calma e confiança.
Uma das formas de reagir na competição seria através da contratação de novos jogadores. Entretanto, a janela será aberta em 18 de julho — período de encerramento do primeiro turno. Além do encaminhamento da contratação do atacante Guilherme e do retorno de Thaciano, um nome cotado para chegar é o de Lucas Leiva. Bolzan admitiu que o clube se aproximou do volante, porém sem uma conversa efetiva sobre sua vinda.
— Se houver necessidade, o Grêmio não vai deixar de buscar contratações. Temos o nosso parâmetro, mas não temos o dele. Temos uma situação que podemos realizar de oferta. Tem o momento atual, tu pode jogar para o futuro e oferecer bônus. Temos uma gama de possibilidades. Mas não sei o que o jogador imagina. Há uma interlocução sobre isso, mas não conversei com ele — destacou.
Pela 10ª rodada do Brasileirão Série B, o Grêmio enfrenta o Vasco, nesta quinta-feira, às 20h, em São Januário. Para a partida, o grupo terá dois desfalques e dois retornos. Villasanti e Campaz, com as seleções de Paraguai e Colômbia, respectivamente, não poderão jogar. Mas Edílson e Kannemann retornam ao time titular.