O Grêmio segue com o olhar voltado para a próxima janela de transferências, pensando em se reforçar para voltar à Série A do Brasileirão. Um dos nomes comentados internamente e externamente é o de Lucas Leiva. O volante formado no Tricolor em 2005 encerrou o seu vínculo com a Lazio, da Itália, no final da última temporada e está livre no mercado para se transferir para outro clube.
Ainda que a negociação não tenha avançado, o jogador admitiu que teve uma conversa com Dênis Abrahão, vice-presidente de futebol do Grêmio, recentemente. Aos 35 anos, ele nunca escondeu a vontade de retornar ao clube gaúcho.
— Eu vou ser sincero, o Grêmio me chamou. Conversei com o Dênis, falamos uma vez, nada além disso, só falei do que eu pensava e nada mais. Nada de oferta, não teve nada, foi uma conversa, dentro dessa conversa ficou por ali. Hoje, foi basicamente isso — admitiu Lucas em entrevista ao canal do jornalista Duda Garbi no Youtube.
Ainda na expectativa e ligado ao Grêmio, mesmo que tenha saído do Rio Grande do Sul depois do vice-campeonato da Libertadores de 2007, o meio-campista afirmou que acompanha a equipe.
— Tenho visto. O Grêmio teve um início difícil, perdeu alguns pontos em casa. A Série B é isso. Está tudo muito no começo. O Grêmio tem um bom time, com bons jogadores, jovens com bastante potencial. Agora com a volta do Kannemann, contra o Vasco, já foi melhor. Por mais que seja um momento complicado, o Grêmio sempre foi vitorioso quando teve essa união com a torcida. Tem que deixar os problemas de lado e acreditar que vai dar certo — completou.
Segundo o colunista Eduardo Gabardo, o plano do Tricolor seria pagar um salário na casa de R$ 250 mil mensais até o final do ano, além de bônus em caso de acesso para a Série A, e novo salário, com aumento, a partir de 2023.