O Bahia venceu o Criciúma por 2 a 1, na Arena Fonte Nova, na tarde deste sábado (4), pela 10ª rodada da Série B. O resultado foi ruim para o Grêmio, que agora não poderá entrar no G-4 na próxima rodada mesmo em caso de vitória sobre o Novorizontino, na terça-feira (7).
Isso porque o Bahia, que era o quarto colocado, chegou a 19 pontos, assumiu a vice-liderança da competição e abriu cinco de vantagem para o Grêmio, que é quinto com 14 pontos. Quem ficou na quarta posição foi o Vasco, que tem 18 pontos, quatro a mais do que o Tricolor.
E a vitória do Bahia foi dramática. A equipe saiu atrás do placar e perdeu Ignácio, expulso ainda antes do intervalo. Reformulado para o segundo tempo, com direito a quatro mudanças de uma vez, o time fez grande segundo tempo, segurou a pressão do Criciúma e contou com o brilho de Davó, que marcou dois gols de cabeça.
A partida foi acompanhada por mais de 33 mil torcedores e confirmou mais uma vez a força do Bahia dentro de casa, já que o time segue 100%, com cinco vitórias em cinco jogos. Com o resultado, a equipe se reabilita da derrota para o Tombense, por 1 a 0. Está atrás apenas do Cruzeiro, que tem 25. O Criciúma acumula duas derrotas seguidas e três sem vencer. Segue com 10 pontos, em 15º lugar, bem próximo da zona de rebaixamento.
O Criciúma foi melhor no primeiro tempo e criou as principais chances. Rafael Bilu quase abriu o placar ao sair cara a cara com Danilo Fernandes, mas o goleiro fechou bem o ângulo e fez grande defesa. O time foi premiado com o gol aos 36 minutos. Após boa troca de passes, Marquinhos Gabriel ficou com a bola na intermediária e finalizou no cantinho.
Ainda antes do intervalo ocorreu um lance importante para a sequência da partida. O zagueiro Ignácio levou o segundo amarelo e deixou o Bahia com um a menos. Ainda deu tempo de Rafael Bilu assustar em cobrança de falta, mas Danilo Fernandes espalmou bem.
Apesar da desvantagem no placar e no número de jogadores, o Bahia foi valente no segundo tempo e alcançou o empate aos 14 minutos. Djalma deu lindo passe por cima para Mugni, que deu um tapa, já dentro da área, para Davó. O atacante, que entrou no intervalo, completou de cabeça para marcar.
O jogo seguiu muito movimentado e o Criciúma criou várias chances, mas esbarrou em excelente atuação de Danilo Fernandes. Marquinhos Gabriel foi o primeiro a assustar com chute dentro da área. O goleiro ainda defendeu chute de Rafael Bilu e cabeçada de Rayan em dois lances seguidos.
Nos minutos finais, o Bahia conseguiu segurar a pressão e, mais do que isso, achou o gol de uma vitória heroica. Aos 49 minutos, Rildo foi acionado na direita e fez cruzamento perfeito para Davó. Ele subiu alto na segunda trave e cabeceou no contrapé do goleiro para garantir a virada.
O primeiro a voltar a campo pela 11ª rodada é o Criciúma. Recebe o Sampaio Corrêa na terça-feira, às 20h30min, no Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma. Na quarta-feira, às 21h30min, o Bahia recebe o Sport, na Arena Fonte Nova, em Salvador.