Na busca por uma retomada na Série B, o Grêmio modificou o sistema tático para enfrentar o Criciúma. Depois de iniciar o campeonato com um tripé de volantes no meio-campo, o técnico Roger Machado escalou dois centroavantes para encarar o time catarinense na Arena nesta quinta-feira (19).
E, mesmo que tenha colhido um empate por 0 a 0, o treinador deixou em aberto a possibilidade de repetir a formação daqui a nove dias, quando visitará o Vila Nova, em Goiânia.
— É possível. O certo é que esta estrutura com dois atacantes na frente, que se completam, que têm características diferentes e por isso é possível jogar (juntos), gerou alternativas diferentes. É o que estou buscando. Se não tem alternativa de estrutura, a gente é cobrado por não ter alternativa. Se modifica, é porque modifica demais. Mas, faz parte. Eu falei para os atletas que vou pegar o melhor momento de cada jogador — declarou o comandante tricolor.
Em relação à última apresentação da equipe, diante do Ituano, Gabriel Silva e Elias perderam as vagas para Lucas Silva e Elkeson, alterando o esquema tático do 4-1-4-1 para o 4-4-2. Porém, conforme explicou em entrevista coletiva, Roger deu orientações diferentes para os jogadores que atuavam na mesma posição.
Enquanto Rodrigues, improvisado novamente na lateral direita, permanecia mais fixado junto aos zagueiros, Nicolas tinha a responsabilidade de subir ao ataque. Na frente, Bitello, que atuava aberto pelo lado esquerdo, somava-se aos meias, enquanto Biel ganhava mais liberdade para avançar à área adversária pela direita.
— A escolha pela estrutura foi para usar o Tonhão (Rodrigues) justamente em uma linha de três, ampliando o Nicolas pelo lado de campo, para empurrar o Bitello e termos o maior número de jogadores pelo centro. Penso que, tanto no primeiro tempo como no segundo com as trocas, funcionou relativamente bem o suficiente para que a gente tivesse vencido. Óbvio que precisamos de muitos ajustes. A ansiedade em acertar os movimentos e procurar melhores alternativas pelo momento que vivemos, atrapalha o contexto partida de uma maneira geral. Mas eu não enxerguei um mal jogo. O fato de ter alterado não quer dizer que tenha perdido a convicção. São alternâncias dentro do modelo de jogo — ressaltou.
O próximo compromisso da equipe pela Série B será apenas no dia 29. Antes disso, na próxima terça-feira (24), visitará o Glória, em Vacaria, pela Recopa Gaúcha.