A mudança de esquema tático preparada por Roger Machado pode melhorar a situação do meia Campaz no Grêmio. Na vitória sobre o Glória, pela Recopa Gaúcha, o treinador estreou o esquema 3-5-2 e, com maior proteção defensiva, o colombiano deixou a ponta direita e foi utilizado como meia. A ideia deve ser repetida nos próximos jogos válidos pela Série B.
Contratado em 2021 por US$ 4 milhões (R$ 21 milhões), Campaz ainda não conseguiu se firmar na equipe tricolor. Quando utilizado no meio-campo, não demonstrou a capacidade de marcação e competitividade esperadas. Já quando aproveitado na ponta, não foi tão agudo na linha de fundo quanto os demais ponteiros.
Agora, com a possibilidade de o Grêmio atuar com três zagueiros, surge nova perspectiva para o aproveitamento do colombiano. Contra o Glória, o atleta atuou como meia direita e teve bom desempenho. A ideia é que, pela maior proteção defensiva, esquema explore mais o potencial de criação do jogador, que passa a ter menos responsabilidades com a marcação.
— Não posso afirmar e dar certeza. Já precisei dele (Campaz) em outras funções, já jogou como meia, pelo lado, por dentro é a função dele que aparece mais, pela qualidade que ele tem. Foi com ele pelo lado que equilibramos o time nas finais do Gauchão. Com a linha de três consigo ter seis jogadores na linha da bola. A função do Campaz é pelo centro, mas já jogou aberto, na beirada, com essa formação ele não vai ser ala, vai jogar pelo meio — destacou o técnico Roger Machado.
Apesar da expectativa, a fragilidade do Glória é um fator ainda levado em consideração. Por esta razão, o esquema 3-5-2 ainda deve ser testado na Série B, possivelmente já no próximo domingo (29) contra o Vila Nova. Desta forma, Campaz disputaria posição com Lucas Silva e Elkeson, atuando ao lado de Bitello no meio-campo. Mesmo se não começar o jogo, o colombiano deve entrar no decorrer da partida.
O provável time do Grêmio para o jogo em Goiânia tem: Brenno; Bruno Alves, Pedro Geromel e Kannemann; Edílson, Villasanti, Lucas Silva (Campaz ou Elkeson), Bitello e Nicolas; Biel e Diego Souza.