Ídolo do Grêmio, Pedro Geromel superou um recorde pessoal no Tricolor. O zagueiro alcançou a marca de 14 jogos consecutivos pela equipe e chegou a uma sequência inédita pela equipe que defende desde 2014. Em paralelo, o capitão do time tem o contrato se encerrando no final deste ano e há indefinição sobre a permanência na Arena.
Com 36 anos, o atleta foi contratado em dezembro de 2013 e está na nona temporada pelo clube. Ele conseguiu se firmar de vez como titular apenas em 2015, quando chegou a marca de 13 partidas seguidas. Porém, nos anos seguintes, por preservações, suspensões ou lesões, jamais conseguiu superar os números.
No recorte de 14 jogos, o zagueiro soma oito vitórias, dois empates e quatro derrotas. No período, o Tricolor conseguiu conquistar o Gauchão 2022 e arrancar com êxito na Série B. Um dos motivos para alcançar a marca é o calendário mais "aliviado" em virtude do rebaixamento e a ausência de torneios em paralelos. A pré-temporada realizada pela preparação física e o sistema de jogo de Roger Machado, que "protege" mais a dupla de zaga, também colaboram para o menor desgaste:
— Ele se cuida muito. Temos pré-treinos estipulados para ele. A comissão técnica ajuda com treinos para que ele consiga jogar — avaliou Reverson Pimentel, preparador físico do clube, em entrevista a GZH.
O trabalho integrado entre área física e Roger e seus auxiliares também auxilia no rendimento. Desde o começo de 2022, o Tricolor passou a adotar uma rotina de atividades e controle para o elenco que resulta em melhores índices e avaliação dos níveis de desgaste.
— Ele é um dos primeiros atletas que chegam ao clube. Uma hora antes já está no CT fazendo trabalhos de reforço. Conseguimos ter um acompanhamento minucioso dele. Monitoramos 100% online os movimentos nos treinos (com os softwares) — ressaltou Pimentel.
Nos bastidores, a renovação do ídolo é algo projetado, mas deverá ser tema para a próxima gestão. Em setembro, Geromel completará 37 anos. A ideia da atual administração é manter o jogador, mas dependerá da avaliação dos futuros dirigentes. Em Porto Alegre, o profissional conquistou Libertadores, Copa do Brasil, Recopas e cinco estaduais.
Pedro Geromel pelo Grêmio
• 348 jogos
• 14 gols
• 5 assistências