Grêmio e Gabriel Silva encaminharam renovação contratual do meia até o final de 2025. O jovem, que tinha contrato até janeiro do mesmo ano, ganhará valorização salarial e terá multa rescisória elevada. O jovem, de 19 anos, tem recebido minutos com Roger Machado.
O jogador está no Tricolor desde 2019, quando chegou do São Caetano. O atleta foi lapidado nos últimos três anos e ganhou notoriedade na disputa da última Copa São Paulo. Após a disputa, ele foi alçado ao time principal pelo então técnico Vagner Mancini. Com o novo treinador, já foi utilizado em 10 partidas, sendo duas como titular.
A atual multa rescisória está fixada para clubes do Exterior em 40 milhões de euros (R$ 201 milhões na conversão atual). O novo valor da cláusula de saída não foi relevado pelas partes.
No somatório geral, Gabriel Silva acumula 16 jogos pelo Grêmio. Ele soma 854 minutos em campo com um gol marcado diante do Novo Hamburgo e uma assistência.
Atualmente, o jovem disputa posição entre os titulares da equipe, sendo apontado como "principal suplente" do tripé de meio-campo da equipe treinada por Roger Machado.