Algumas diferenças marcam o ambiente na concentração do Grêmio nas horas que antecedem o clássico Gre-Nal na comparação com confrontos anteriores. Além da segurança da Brigada Militar, o ônibus foi reforçado para transportar a delegação até o Beira-Rio. Em paralelo, o ambiente é de confiança para o confronto até mesmo para utilização de um "novato" — o jovem ponteiro Wesley.
Em relação ao dia 26 de fevereiro, data original do clássico, o sistema de segurança no dia no entorno do Hotel Deville, na zona norte de Porto Alegre, foi reforçado. Há uma viatura da Brigada Militar na Avenida dos Estados monitorando o local para evitar qualquer quebra de protocolo.
Desde às 11h30min, o ônibus do clube está no estacionamento no aguardo da movimentação até o Estádio Beira-Rio, agendada para as 18h50min. Conforme noticiado por GZH, o veículo recebeu proteção maior com a colocação de película antivandalismo para impedir que possíveis objetos atirados em direção a ele atinjam os profissionais no deslocamento.
Na área interna da concentração, foram poucas as pessoas do Tricolor que circularam nas primeiras horas do dia, como o diretor de futebol, Sérgio Vazques. No decorrer do dia, outros dirigentes devem chegar à concentração.
Há confiança na possibilidade de buscar um resultado positivo. O empate é considerado um bom resultado visando as próximas etapas do Gauchão. As próximas horas servirão para ajustar detalhes de posicionamento da equipe.
As ausências de Diego Souza e Ferreira são significativas, já que ambos são considerados os principais atletas do time. Rildo e Janderson seguem nas pontas, enquanto Elias assume a posição na frente. O grande mistério do dia envolve o meio-campo. Thiago Santos e Villasanti estão garantidos. Campaz, Bitello e Gabriel Silva são os cotados para terminar a composição do setor.
A tendência de formação tem: Brenno; Orejuela, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Thiago Santos, Villasanti e Campaz (Bitello ou Gabriel Silva); Janerson, Elias e Rildo.
Há uma novidade entre os relacionados: o jovem ponteiro Wesley, que pertence ao time de transição. Ele ficará no banco como alternativa para Roger Machado pela primeira vez.
A programação do Tricolor:
12h: almoço
15h: lanche
17h30min: lanche reforçado
18h20min: palestra
18h50min: saída
21h: Gre-Nal