Um retorno improvável ganhou força no Grêmio nos últimos dias. Tetê, que espera resolução da sua situação no Shakhtar Donetsk, pode ser a cereja do bolo para Roger Machado na disputa da Série B. A expectativa é de que toda a situação de compra junto ao Shakhtar esteja definida até esta quinta-feira (31). É uma chance de ouro para o atacante fazer sua estreia como profissional no clube.
Negociado com o clube europeu em 2018, Tetê sempre deixou claro seu desejo de voltar ao Grêmio no futuro. Mas não se pensava nisso agora, com apenas 22 anos: a situação de calamidade que se instalou na Ucrânia por conta da invasão russa fez a possibilidade de voltar a Porto Alegre ganhar força. Por conta da permissão concedida pela Fifa aos jogadores afetados pelo conflito, que podem atuar em qualquer liga do futebol mundial sem as restrições das janelas de transferência, o atacante teria seu retorno facilitado a Porto Alegre.
Para isso, no entanto, o empresário Pablo Bueno quer que essa volta ao Grêmio aconteça também com uma definição do seu futuro a partir de julho. A avaliação do agente é de que Tetê cumpriu seu ciclo no futebol ucraniano e, agora, é hora de buscar um mercado de maior expressão na Europa. No momento, alguns times manifestaram interesse e negociam com o Shakhtar sua compra. Um clube de Portugal, um time da França, um italiano e três equipes da Premier League estão em conversas avançadas com os ucranianos e também iniciaram as tratativas com Bueno.
Por conta dos interessados já negociarem os termos da compra, Tetê e o empresário colocaram como condição para o acerto o empréstimo ao Grêmio até o início da próxima temporada europeia, em julho. Desta forma, o atacante estaria à disposição de Roger para atuar em até 15 rodadas da Série B até o final de junho e, depois, retornaria ao seu próximo clube em boas condições físicas para as competições do segundo semestre.
Segundo apurado pelo colunista Eduardo Gabardo, Tetê abriria mão de receber salários no período em que estiver emprestado ao Grêmio. A única solicitação do jogador e de seu empresário é que o clube ofereça um número pré-determinado de camisas para doação, e que o valor arrecadado com esse repasse seja revertido para associações beneficentes. Segundo fontes consultadas por GZH, o número solicitado seria de 7 mil uniformes.
Como fez em seu período de formação nas categorias de base gremista, Tetê atuou no Shakhtar pelo lado direito do ataque. Foi nesse setor em que foi mais utilizado na Ucrânia e também nas convocações para a seleção brasileira sub-20 e sub-23. Mesmo com essa preferência bem definida, o atacante também foi aproveitado em algumas partidas em outras posições: ponta pelo lado esquerdo, meia e também centroavante. Em 108 jogos pelo clube ucraniano, Tetê marcou 31 gols e deu 13 assistências.
— Tetê estava em um contexto que o deixou mais maduro taticamente. E parece ter afiado a sua pontaria, o que deve ser ótimo para o Grêmio. Rápido e habilidoso, ele volta melhor do que saiu, com tomada de decisão mais apurada e fisicamente mais firme. É outra intensidade. Tem tudo para funcionar. Mas, obviamente não estará toda hora em gramados perfeitos e seguros como os da Europa — diz Bruno Formiga, jornalista da TNT Sports.
O clima de otimismo entre os gremistas, principalmente nas redes sociais, ainda é tratado com cautela no comando tricolor. Os dirigentes confirmam que as conversas com Bueno estão em andamento, mas o tema é tratado como apenas uma possibilidade. Afinal, há uma série de obstáculos a superar para confirmar o retorno de Tetê.
— Vamos aguardar para ver — disse o presidente Romildo Bolzan.
Mesmo com o desejo mútuo pelo retorno, o tempo é mais um adversário a ser batido em toda essa situação. O Grêmio tem até 12 de abril para inscrever novos reforços na Série B. Enquanto isso, seguem as conversas — e a expectativa pela chance de ver Tetê, enfim, vestir a camisa tricolor como profissional.
Nome: Mateus Cardoso Lemos Martins (Tetê)
Nascimento: 15/2/2000, em Alvorada
Clubes: Grêmio (base) e Shakhtar Donetsk (desde 2018)
Títulos: Campeonato Ucraniano (2019 e 2020), Taça da Ucrânia (2019) e Supercopa da Ucrânia (2021)