O time principal do Grêmio estreia na temporada 2022 diante do São José, nesta quarta-feira (2), em confronto pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho. Será a primeira amostragem da equipe que se prepara para recolocar o time na elite do Brasileirão. Projetando rivais com características mais defensivas, seja no Gauchão ou na Série B, o técnico Vagner Mancini tem enfatizado na pré-temporada treinamentos de movimentos ofensivos, que foram detalhados pelo lateral-esquerdo Diogo Barbosa.
Iniciando o ano como titular, Barbosa terá a companhia no outro lado da defesa do lateral-direito Orejuela. Ambos se assemelham por serem jogadores de virtudes ofensivas. Desse modo, Mancini tem treinado uma mecânica de jogo para potencializar o apoio dos laterais. No entanto, questionado sobre essa forma de atuar, o lateral-esquerdo do Grêmio afirmou que várias formas de atacar foram testadas ao longo da pré-temporada:
— Pelas minhas características e do Orejuela, treinamos muito isso. Mas também trabalhamos várias outras formas. A saída de três, com um dos laterais sendo o terceiro homem junto aos zagueiros e os atacantes em profundidade, e outro lateral entrando por dentro. O Mancini tem trabalhado variações para que nós tenhamos várias jogadas para saber furar o adversário. Tenho certeza que, no decorrer da competição, isso vai ficar bastante nítido e o torcedor vai compreender nosso estilo de jogo.
Como já acontece no Campeonato Gaúcho, o Grêmio tende a ser um dos protagonistas do Brasileirão Série B, considerando sua história no futebol brasileiro e também o investimento, superior a grande parte dos times da segunda divisão. Dessa forma, é possível projetar que a maior parte das equipes joguem na retranca diante do Tricolor, explorando os contra-ataques. Para Diogo Barbosa, é justamente na transição defensiva que os jogadores precisarão de atenção.
— No Gauchão nós vamos pegar times que vão se fechar bastante, assim como na maioria dos jogos da Série B. Por isso temos treinado variações ofensivas, para ter facilidade de infiltrar na defesa adversária. Mas também temos saber defender em uma eventual roubada de bola do adversário, evitando algum tipo de sofrimento — destacou.
Diante no Zequinha, o Grêmio deve entrar em campo com: Gabriel Grando; Orejuela, Bruno Alves, Geromel e Diogo Barbosa; Thiago Santos e Lucas Silva; Janderson, Campaz e Ferreira; Diego Souza.