A temporada 2022 inicia para o Grêmio a partir desta segunda-feira (10) com a reapresentação do plantel e largada dos trabalhos. Em paralelo, a direção e a comissão técnica avaliarão de forma mais aprofundada o elenco para as disputas dos próximos meses, principalmente para o setor da lateral direita. Alternativas "caseiras" serão consideradas para aproveitamento no Tricolor.
Atualmente, Vagner Mancini conta com o colombiano Orejuela, contratado junto ao São Paulo. Ele é apontado como o favorito para ser o titular da posição quando a equipe principal entrar em ação no mês de fevereiro, após quase um mês de pré-temporada. No período, outras possibilidades serão analisadas pela comissão técnica.
Leonardo Gomes é outro jogador que consta no elenco profissional para o setor. Porém, o ala ainda não possui condições físicas de suportar partidas intensas e deverá passar por treinamentos específicos para retomar a carreira.
Segundo a direção, Felipe Albuquerque, que retorna de empréstimo da Ponte Preta e Brasil de Pelotas, tendo disputado as últimas segundas divisões, pode ser promovido definitivamente à categoria superior. Por enquanto, treina com a transição e tem como concorrente o jovem Thomas Luciano.
Já nas categorias de base, após a Copa São Paulo, o objetivo é verificar o possível aproveitamento de Lucas Kawan, que completará 19 anos no próximo mês. Se jovem não corresponder também, os dirigentes pretendem ir ao mercado para buscar um novo jogador.
Recentemente, o Grêmio sondou Michel Macedo, ex-Corinthians e Juventude, que se acertou com o Ceará. Outros nomes foram prospectados pelo executivo Diego Cerri, mas a investida está em compasso de espera pelo "vestibular" que começará nos próximos dias no CT Luiz Carvalho e CFT Hélio Dourado.