A semana de abertura de pré-temporada do Grêmio foi voltada à apresentação dos reforços. Depois de ouvir Benítez, Nicolas, Orejuela, Janderson e Bruno Alves, nesta segunda (17), foi a vez de um dos remanescentes do elenco de 2021 conceder entrevista: Diego Souza.
— O ano passado foi um ano muito difícil, em que caímos para a Série B, onde todos nós tivemos nossa parcela de culpa. Mas a prioridade da minha carreira sempre foi permanecer aqui. Teve um primeiro contato, que não teve sucesso, mas logo na sequência o Denis (Abrahão) entrou em contato comigo e a gente conseguiu resolver rapidamente — disse.
Apesar do acerto pela permanência, o centroavante teve sua saída anunciada pelo clube, junto dos laterais Rafinha e Bruno Cortez. Em um primeiro momento, o experiente atleta havia referido que encerraria a carreira ao final da temporada. Depois, como estava livre no mercado, abriu tratativas com o Sport, mas voltou atrás para selar seu retorno ao Tricolor:
— Da maneira que acabou a temporada, seria muito difícil de entrar na minha cabeça e eu me aposentar com o ano difícil que foi. E, logo no início, o Grêmio não contava, não tinha feito contato, e com o Sport eu tenho um carinho, além de ser um torcedor do clube. Tenho contato muito direto com o presidente e com o diretor Augusto Carreras. A gente conversou muito, sim, e eles sabiam da minha prioridade, que era permanecer no Grêmio. Assim que não houve contato, a gente começou a conversar, mas não chegamos a acertar valores e outras coisas deste tipo. Por isso que, quando o Grêmio entrou em contato, a vontade de permanecer seguiu e consegui resolver isso rapidamente.
Outro ponto abordado pelo jogador de 36 anos foi o condicionamento físico, alvo de tantas críticas na última temporada:
— A gente tem trabalhado bastante para ficar bem, em forma. Sou centroavante, tenho que fazer gols e procuro, sempre que posso, ajudar desta maneira. Esta pré-temporada tem sido muito boa, temos trabalhado bastante e espero fazer todos os treinamentos necessários para, quando começar o campeonato, eu possa estar bem para ajudar meus companheiros.
Diego Souza, aliás, não é o único remanescente no Grêmio. Além dele, outros 22 atletas que compuseram o elenco profissional em 2021 continuam na Arena neste início de ano.
— Não é porque caiu que tem que fazer uma limpa geral. Os profissionais são capacitados para fazerem as suas escolhas e quem ficou, com certeza, é um escolhido, tem admiração, é um cara que trabalha diariamente. Até porque, ninguém ia comprar esse barulho se fosse diferente disso. E todos nós que permanecemos é porque temos muito a oferecer, sim. E todos com muita gana e vontade de jogar muito este ano para que a gente possa ter essa oportunidade de, já que participamos de um momento ruim, fazer com que a gente possa dar a volta por cima para que o torcedor possa estar mais feliz — comentou.