Com o CT Luiz Carvalho em reformas nos gramados, o Grêmio utilizará o CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, para realizar os primeiros treinamentos da pré-temporada de 2022. Com isso, a rotina normal dos jogadores será alterada enquanto a sede de trabalho for na região metropolitana de Porto Alegre.
O deslocamento entre os locais que pertencem ao Tricolor é de 18 quilômetros. O tempo aproximado para percorrer o trecho, que passa pela BR-290 — inclusive pela nova ponte do Guaíba —, pela BR-116 e pela estrada do Conde, já em Eldorado do Sul, é de aproximadamente 20 minutos.
O planejamento é que os atletas façam o deslocamento todos juntos após apresentação nas dependências do clube na Capital. No ônibus, a delegação será transportada até o espaço que é geralmente o local usado para lapidar os jovens talentos.
De acordo com a programação gremista, nesta terça-feira (11), o elenco seguirá nas dependências do Luiz Carvalho para avaliações físicas, já que todos os testes são realizados na parte interna em dois turnos. A partir de quarta-feira, os jogadores começam a dividir o local de trabalho. Pela manhã, em Porto Alegre. De tarde, em Eldorado.
Quando necessário, em dias com atividades em dois turnos, as acomodações do CFT Hélio Dourado serão utilizadas para repouso, assim como as próprias refeições. No cronograma do Tricolor, que está divulgado até o próximo domingo, o retorno para Porto Alegre ocorrerá somente na sexta, no turno da tarde. Depois, todos os treinamentos serão na Região Metropolitana.
Estima-se que os gramados do CT Luiz Carvalho estarão plenamente recuperados em torno do dia 20 de janeiro. Eles foram trocados após o encerramento da última temporada, mas a estiagem, que assola o Rio Grande do Sul, prejudicou o processo.