Conforme prometido pelo vice-presidente de futebol Dênis Abrahão, o Grêmio anunciou três contratações antes do Natal: Nicolas, Orejuela e Bruno Alves. Porém, a oficialização do terceiro reforço, nesta sexta-feira (24), só foi possível graças uma manobra para driblar o recesso de Natal da CBF e o acerto de que o defensor terá o contrato prorrogado por mais seis meses ao final do vínculo.
A ideia inicial era que o jogador assinasse com o Tricolor por duas temporadas. Para isso, seria necessário que ele rescindisse com o São Paulo e, dentro deste cenário, aguardasse a reabertura do Boletim Informativo Diário (BID), às 14h de segunda (27).
A saída encontrada pelos dirigentes, em conjunto com o empresário, foi repassá-lo por empréstimo até o final de seu vínculo com o clube paulista, em junho de 2023. Portanto, além de aceitar o empréstimo de um ano e meio, o Grêmio acordou sobre uma renovação até dezembro de 2023, fechando as duas temporadas projetadas.
Bruno Alves não deve ser o único zagueiro buscado pela diretoria. O objetivo é suprir a saída de Ruan, vendido ao Sassuolo-ITA, e a ausência de Kannemann, que permanecerá afastado até abril, pelo menos, recuperando-se de uma cirurgia no quadril.