O Bahia deve contar com dois ex-atacantes do Inter na decisão contra o Grêmio, na próxima sexta-feira (26), na Arena Fonte Nova: Gilberto e Rossi terão a responsabilidade de encerrar seca de 283 minutos sem marcar do time de Guto Ferreira. O último gol, aliás, foi feito por Rossi, contra o São Paulo.
Com 12 gols marcados, Gilberto é o terceiro artilheiro do Brasileirão, atras apenas de Hulk (15) e Michael (13). O camisa 9 é o goleador do time na temporada com 23 gols em 51 jogos. Diante do Cuiabá, ele cumpriu suspensão automática por ter recebido três cartões amarelos.
Rossi ficou quase dois meses afastado por conta de uma lesão muscular e vem ganhando minutos nos últimos jogos. Marcou o gol da vitória contra o São Paulo, quando voltou a jogar. No meio da caminho foi expulso contra o Flamengo e não conseguiu evitar o empate contra o Cuiabá. No ano, ele tem oito gols em 39 jogos.
— Rossi vem em um processo evolutivo e como (Juninho) Capixaba é do Grêmio, não poderia jogar a próxima partida. Se eu coloco o Rossi para começar jogando, eu correria o risco de não tê-lo na partida contra o Grêmio também. Temos que disputar o campeonato conscientes de quais peças podemos usar em cada batalha. Não adianta você querer colocar todos numa e depois faltar na outra. Não vai te fazer ganhar o campeonato. Temos de pensar na guerra. Não na batalha — disse o técnico Guto Ferreira após a última partida, quando foi questionado porque não escalou o camisa 7 desde o começo.
Quem também pode ganhar uma chance é o meia Juan Pablo Ramírez. O colombiano sofreu lesão do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, além do menisco medial, em fevereiro e só voltou a jogar oito meses depois. Porém, segundo o treinador do Bahia, o caso dele ainda requer alguns cuidados "porque ele ainda não está em condição". E, por isso, Guto o utilizou por apenas 57 minutos nos oito jogos desde que ele voltou a ficar à disposição. Índio Ramírez disputa um lugar com o argentino Lucas Mugni.
Na zaga, Luiz Otávio ainda depende de uma reavaliação do departamento médico. No empate contra o Cuiabá, ele deixou o gramado aos 37 minutos do segundo tempo, após se chocar de cabeça com o zagueiro Paulão, do time matogrossense. O jogador passou por exames neurológicos e tomografia de crânio e não foi constatada lesão. Porém, ele ainda não foi liberado para treinar e desta forma Gustavo Henrique pode ser o substituto.
Um provável time para encarar o Grêmio tem: Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Germán Conti, Luiz Otávio (Gustavo Henrique) e Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Daniel e Mugni (Ramírez); Raí Nascimento, Gilberto e Rossi.