O futebol feminino do Grêmio será tema de uma galeria virtual, pela primeira vez. A partir da parceira do clube com o eMuseu do Esporte, os torcedores poderão ter acesso a materiais inéditos que irão contar e relembrar a história da modalidade desde 1979. A previsão de lançamento é para o final do mês de novembro.
A exposição "Gurias de Todos os Tempos", irá exibir as três fases da modalidade dentro do Clube, de 1983, passando pelas conquistas do fim dos anos 1990 e início de 2000, além do atual momento, com a consolidação do time da elite no futebol nacional. A galeria 3D contará com mais de 50 conteúdos, entre fotos, documentos e vídeos.
Com o apoio de colecionadores, o eMuseu do Esporte já conta com 9 galerias virtuais permanentes em uma plataforma 3D, como da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Esses espaços contam com tour virtual com a exposição de acervos digitais inéditos, possibilitando experiências imersivas aos participantes.
- A parceria com o eMuseu do Esporte nos concede a oportunidade de celebrar e valorizar a história do nosso Clube, de uma forma muito especial. Neste contexto, ter o futebol feminino inaugurando essa nova modalidade de exposição, possibilitará que o torcedor tenha acesso a passagens históricas importantes sobre a prática no Grêmio, que merecem ser contadas - declarou o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan.
Durante os últimos meses, a equipe do Museu do Grêmio Hermínio Bittencourt tem se reunido com ex-atletas para a captação de objetos, informações, documentos e imagens para recontar a história. Uma das participantes foi Débora Mancia, zagueira e capitã da equipe nos títulos gaúchos de 2000 e 2001, que trouxe peças inéditas para o memorial. Confira o vídeo abaixo.