A atuação da dupla de zagueiros Ruan e Rodrigues na vitória do Grêmio sobre o Flamengo, nesse domingo (19), pelo Brasileirão, depois de duas derrotas pela Copa do Brasil com outros defensores, rendeu a primeira afirmação deles como titulares a partir da fala de Felipão. O técnico elogiou os jovens criados na base e confirmou que eles são os atuais titulares da equipe.
Com eles em campo, o Tricolor sofreu uma média de 0,6 gol por partida nesta atual temporada, enquanto com os antigos titulares, Geromel e Kannemann, a média sobe para 0,8.
Rodrigues e Ruan formaram a dupla titular em 16 oportunidades e ajudaram o time a alcançar 11 vitórias, dois empates e três derrotas — aproveitamento de 73% dos pontos. Já Kannemann e Geromel, multicampeões e considerados a melhor parceria defensiva do país entre 2017 e 2018, foram titulares 11 vezes no mesmo período, com três vitórias, quatro empates e cinco derrotas — 39,3% de aproveitamento.
— Estão se dedicando, fazendo com que tenhamos postura defensiva que em determinados momentos podemos correr mais riscos porque eles têm mais velocidades do que os que atuavam antes. Uma série de coisas que fizeram com que eles joguem muito bem, no jogo de hoje e em outros também. (Por isso) vêm sendo os titulares da equipe — comentou o treinador Felipão, na coletiva após a vitória sobre o Flamengo, no domingo (19).
Geromel e Kannemann enfrentam sequência de lesões desde o começo do ano. Na temporada passada, ambos alcançaram a marca pessoal negativa de entrarem em campo pelo menor número de vezes desde que chegaram ao Grêmio: nenhum dos dois, mesmo que com outro companheiro de zaga, entraram em campo em metade dos jogos da temporada 2020.
Os números do Grêmio e das duplas de zaga na temporada 2021
Grêmio
- 53 jogos
- 28 vitórias
- 10 empates
- 15 derrotas
- 59,1% de aproveitamento
- 49 gols sofridos (0,9 por jogo)
Ruan e Rodrigues titulares
- 16 jogos
- 11 vitórias
- 2 empates
- 3 derrotas
- 72,9% de aproveitamento
- 10 gols sofridos (0,6 por jogo)
Geromel e Kannemann titulares
- 11 jogos
- 3 vitórias
- 4 empates
- 5 derrotas
- 39,3% de aproveitamento
- 9 gols sofridos (0,8 por jogo)