Depois de perder para o Flamengo por 4 a 0 no jogo de ida, em Porto Alegre, o Grêmio foi novamente derrotado nesta quarta-feira (15), desta vez por 2 a 0, no Rio de Janeiro, e está fora da Copa do Brasil. Com a eliminação nas quartas de final da competição nacional, resta ao Tricolor, agora, apenas a disputa do Brasileirão.
A desclassificação diante dos cariocas foi a terceira do Grêmio na temporada. Em abril, o Tricolor foi superado pelo Independiente del Valle, do Equador, e deu adeus à Libertadores ainda na terceira fase. Em julho, nas oitavas de final Copa Sul-Americana, o algoz foi a LDU, que pôs fim a busca do clube gaúcho por um título inédito.
No Brasileirão, o Grêmio é 18º colocado, com 19 pontos conquistados em 18 partidas realizadas. O aproveitamento, até o momento, é de 35,2%. Após um péssimo começo, a fuga do rebaixamento acabou virando o único objetivo do Tricolor no campeonato. Na abertura do returno, no último domingo (12), a vitória contra o Ceará, por 2 a 0, foi um alento na luta contra o Z-4.
Os gremistas têm duas partidas atrasadas, ainda sem datas definidas, diante de Flamengo e Atlético-MG. O próximo desafio é, novamente, contra o Flamengo, no domingo (19), às 20h30min, no Maracanã. Uma semana depois, o adversário será o Athletico-PR, às 18h15min, na Arena da Baixada.