Na derrota do Grêmio para o São Paulo, sábado (14), por 2 a 1, um dos poucos destaques positivos da equipe gaúcha no Morumbi foi o garoto Vanderson, 20 anos. O lateral-direito, que assumiu a titularidade com o técnico Felipão, marcou o único gol gremista no jogo, em cobrança de falta.
— Venho trabalhando durante a semana (cobranças de falta) e fui feliz em acertar a batida — disse o jogador na saída para o intervalo do jogo, ao canal Premiere.
Mas, além do gol, Vanderson teve destaque em outras estatísticas no jogo. Ele tentou três finalizações, duas delas foram bloqueadas (uma com bola rolando e outra em falta que parou na barreira). O lateral também acertou 36 passes (75%), duas bolas longas e um drible.
Defensivamente, o garoto também chamou atenção com um desarme, quatro cortes, quatro disputas pelo chão e duas disputas pelo alto vencidas. Ainda sofreu duas faltas, cometeu uma e teve 18 perdas de posse de bola na partida.
No mapa de calor do jogo, é possível observar que Vanderson teve mais presença na intermediária ofensiva do campo — sempre pelo lado direito. Ele recebeu, também, a maior nota entre jogadores do Grêmio na cotação de GZH: "a força para atacar e cruzar já era conhecida. Agora apresentou-se também como um bom cobrador de falta. Dono da lateral direita gremista. Nota 7".
No Campeonato Brasileiro, Vanderson tornou-se o artilheiro do Grêmio, com dois gols — um a cada 310 minutos em campo. Tem, também, média de 28 passes certos por partida (80% de precisão), e é o sétimo em toques decisivos por jogo, com média de 0,6 passe-chave por partida.
Destaca-se, também, pelos dribles certos, sendo o quarto jogador da equipe com mais fintas por jogo — 1,5 na média, atrás apenas de Douglas Costa, Ferreira e Matheus Henrique. Também é o quarto com mais desarmes, em média, com 1,5 por jogo, atrás somente de Thiago Santos, Kannemann e Bobsin.
Números de Vanderson contra o São Paulo:
- 1 gol
- 3 finalizações (uma certa)
- 36 passes certos (75% de precisão)
- 1 drible certo
- 8 bolas longas (2 certas)
- 7 duelos no chão (4 ganhos)
- 2 duelos aéreos (2 ganhos)
- 4 cortes
- 1 desarme
- 2 faltas sofridas
- 1 falta cometida
- 18 perdas de posse