Sem jogar há 671 dias, Leonardo Gomes segue a sua rotina de recuperação no Grêmio. O lateral-direito, que não atua desde setembro de 2019, está em processo de recuperação no CT Luiz Carvalho. Porém, o seu vínculo já foi estendido até o final de 2022 com o clube, apesar da ausência de previsão de retorno aos gramados.
Segundo informações de bastidores, já que o Grêmio não tem divulgado boletins médicos atualizando a situação do atleta, o ala está no processo de transição para o campo. O período prevê trabalhos físicos como reforço muscular, algo necessário em casos cirúrgicos, mas contempla também leves atividades no campo com preparadores.
O Tricolor evita projetar o retorno do camisa 6 aos gramados. A ideia é que inicialmente ele se recupere plenamente e participe de jogos-treinos para readquirir ritmo. Eventuais aparições no time de transição (sub-20) não estão descartadas.
Após a lesão ligamentar no joelho direito, sofrida em 4 de setembro de 2019, na eliminação, na Copa do Brasil, para o Athletico-PR, na Arena da Baixada, a previsão divulgada de recuperação era de até nove meses. Em maio do último ano, o Grêmio fez um comunicado relatando uma fratura patelar na região. A nova estimativa de ausência era de dois novos meses.
Porém, após mais de 13 meses, Leonardo Gomes ainda é ausência nas escalações da equipe. Apesar de tímido, o lateral-direito segue integrado com o plantel e é dedicado na recuperação. Sempre é lembrado pelos companheiros em momentos de celebrações.
Recentemente, após protesto no CT Luiz Carvalho, o jogador, que deixava o local em seu veículo, viveu uma situação inusitada: foi cobrado por torcedores.
Para transmitir segurança e confiança no tratamento, o Grêmio tratou de estender o vínculo do lateral-direito até o final de 2022. Porém, apesar da condição ser confirmada nos bastidores, não foi anunciada até o momento.
Há esperança do atleta em recuperar o bom momento que vivia em 2019. Aos 25 anos, completados em 30 de junho, ele já era monitorado por clubes do Exterior e estava no radar da Seleção Brasileira. Logo, a expectativa é de que o retorno aos campos seja o mais breve possível para seguir construindo a sua carreira.