A conquista do Gauchão foi a primeira taça que Tiago Nunes pelo Grêmio. O treinador, que chegou ao Tricolor no final do mês de abril, conduziu a equipe ao tetracampeonato gaúcho após bater o Inter por 2 a 1 no Beira-Rio, na semana passada, e empatar em 1 a 1, na Arena, neste domingo.
A campanha gremista no estadual teve Renato Portaluppi, Alexandre Mendes, Thiago Gomes e, a partir da última partida da fase classificatória, Tiago no comando da equipe. Até mesmo por isso, o técnico exaltou "as muitas mãos" que fizeram o Grêmio chegar ao título.
— Eu me sinto muito feliz aqui. O ambiente é tudo, quando você chega em um lugar onde é bem recebido, é valorizado, você consegue chegar em seu potencial máximo. Esse título é construído a muitas mãos, não só do elenco profissional, mas do time de transição, das categorias de base. Até mesmo porque temos muitos jogadores jovens fazendo parte do plantel. Esperamos dar longevidades a esses resultados bons que estão vindo ao nosso encontro — disse após a partida.
Em relação a partida deste domingo, quando o Tricolor abriu o placar com Ferreira, no final do primeiro tempo, e sofreu o empate em uma bola cruzada na área, o treinador destacou uma partida equilibrada, com superioridade gremista.
— O Inter até teve o controle da posse de bola no primeiro tempo, mas as oportunidades que criou foram através de chutes de fora da área, cruzados, não me recordo das chances de gols que eles tiveram. No segundo tempo, criamos, pelo menos, quatro oportunidades de marcar. Conheço a aldeia, em clássicos como esses, você tem ciclos dentro do jogo, precisa jogar minuto a minuto, tempo por tempo. Creio que fizemos um jogo maduro — ressaltou Tiago.
Agora, o treinador e o Grêmio se preparam para enfrentar os três campeonatos restantes na temporada — o Brasileirão, que começa no próximo final de semana, a Copa do Brasil, onde o Tricolor enfrenta o Brasiliense pela terceira fase, e a Sul-Americana, onde já garantiu vaga nas oitavas. O técnico gremista reafirmou a capacidade e qualidade do grupo de jogadores.
— O Grêmio tem potencial de disputar todos os títulos. A questão dos reforços, são assuntos que discorremos internamente, ao lado dos dirigentes. O foco principal é dar atenção para os atletas que já estão conosco, temos um grupo vencedor, uma equipe que tem capacidade de se adaptar a cenários diferentes — finalizou.
A equipe de Tiago Nunes volta a campo na próxima quinta, pela Sul-Americana, contra o La Equidad-COL, no Equador.