O Grêmio já estava classificado para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, mas na noite desta quinta-feira (27) confirmou a melhor campanha da fase de grupos depois de empatar com La Equidad-COL em 0 a 0 no Equador.
Sem o técnico Tiago Nunes e os jogadores do elenco profissional, o Tricolor viajou para a partida com apenas 15 atletas no grupo. Antes do jogo, Pedro Lucas sentiu os efeitos da altitude — Ambato está a 2,5 mil metros acima do nível do mar.
Assim, o técnico Thiago Gomes teve apenas três jogadores no banco de reservas (um goleiro e dois de linha). Mesmo assim a equipe alcançou o ponto que faltava para confirmar o primeiro lugar geral. O técnico do time de transição reconheceu o esforço dos atletas e se disse satisfeito com a atuação.
— Viemos aqui para dar oportunidade para os jovens jogadores em nível internacional. Uma equipe muito forte, que está bem no Colombiano, mas ao mesmo tempo sabíamos que precisávamos pontuar para ser a melhor campanha da competição. Esse jogo deixa muitos ensinamentos para esses jovens. Saímos daqui com a sensação de dever cumprido — disse o treinador, que pontuou as dificuldades encontradas no Equador:
— Sabíamos que era um time muito faltoso, até por isso criamos algumas jogadas ensaiadas de faltas laterais. A altitude era um problema pelas poucas substituições. Na segunda etapa, alguns jogadores já estavam fadigados, mas tive que esperar e ter cautela para fazer essa troca. Até para não correr o risco de perder a vantagem que a gente tinha em campo. Esses meninos saem daqui muito mais preparados. Saio muito orgulhoso. No 11 contra 11, tivemos as principais chances no primeiro tempo. No segundo, tivemos o controle das ações.
Antes de conhecer o seu adversário nas oitavas de final da Sul-Americana — o sorteio que definirá os confrontos das oitavas será realizado na terça (1º) pela Conmebol —, o Grêmio fará sua estreia no Brasileirão no próximo domingo, 16h, contra o Ceará, fora de casa.